Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Justiça condena homem por injúria racial contra funcionários de posto na Mangabeiras

Magistrado substituiu a pena privativa de liberdade por uma restritiva de direitos e o pagamento de 10 salários-mínimos às duas vítimas

A Justiça de Alagoas condenou um homem pelo crime de ameaça e injúria racial ocorrido contra dois funcionários de um posto de combustível no bairro da Mangabeiras, em Maceió. O crime ocorreu em 28 de agosto de 2020. A decisão do juiz Josemir Pereira de Souza foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico, nessa quarta-feira (20).

O magistrado substituiu a pena privativa de liberdade por uma restritiva de direitos, determinando ao réu o cumprimento de prestação pecuniária, devendo Gabriel Rudha Santos Calheiros de Melo Amaral realizar o pagamento de 10 salários-mínimos às duas vítimas.

Leia também

Os funcionários relatam que Gabriel chegou de manhã no posto pedindo o abastecimento do equivalente a cinco reais de gasolina, mas não obteve êxito ao tentar ligar o carro. Em seguida, o acusado pediu para que os frentistas empurrassem o automóvel, porque não estava com gasolina suficiente, momento em que acabou se alterando.

As testemunhas afirmam que Gabriel Rudha estava sob efeito de álcool e ameaçou um dos frentistas, dizendo ter cursado aulas de tiro e andar armado. Segundo os depoimentos, o réu chamou uma das vítimas de “preta piniqueira”.

“Levando em conta que a utilização da expressão ‘preta piniqueira’, no contexto narrado, teve o intuito de atingir a honra subjetiva da vítima, fica mais do que evidente o dolo da conduta. Nesse sentido, em crimes como a injúria racial, que não deixam vestígios, é conferida à palavra da vítima relevância especial, desde que se mostre segura, coerente e harmoniosa às demais provas produzidas nos autos”, diz a decisão.

O acusado alegou não ter ingerido bebida alcoólica e que as ofensas proferidas na ocasião foram no calor da emoção, mas não tinham cunho racista.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas