Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Justiça afasta prefeito acusado de atos de improbidade

Segundo o MPE, João Pereira (PT), de Stª Luzia do Norte, atrasou salários, suspendeu pagamentos a fornecedores e omitiu prestação de contas

O Juízo de Direito da Comarca de Santa Luzia do Norte, município da região metropolitana de Maceió, determinou, em decisão proferida na última quinta-feira (1º), o afastamento do prefeito João Pereira da Silva (PT), pelo período de 180 dias, além da indisponibilidade de bens móveis e imóveis que estejam em seu nome, bem como o bloqueio de conta do gestor público no valor de até R$ 2 milhões. João Pereira é acusado de atos de improbidade administrativa, em ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE).

De acordo com a ação assinada pelo promotor Vinícius Ferreira, o prefeito suspendeu os pagamentos a fornecedores e deixou de recolher contribuições ao fundo previdenciário local, além de omitir sua prestação de contas junto aos órgãos fiscalizadores, a exemplo da Câmara Municipal. Na ação, o promotor cita, ainda, o fato de a Prefeitura ter atrasado o pagamento dos servidores públicos.

Leia também

Ainda de acordo com o MPE, tais fatos têm ocasionado uma situação de caos em Santa Luzia do Norte, destacando os indícios de que o prefeito estaria a se apropriar dos recursos. "Desde o início deste ano, o prefeito demandado vem deixando de repassar aos cofres do fundo previdenciário municipal os valores descontados dos servidores a título de contribuição previdenciária", diz trecho da ação, acrescentando que o referido débito do município para com o Fundo já alcançaria o montante de R$ 1 milhão.

Na mesma ação, o promotor também cita dívida do município com a Eletrobras Distribuição Alagoas, destacando que "praticamente todos os servidores municipais deixaram de receber seus vencimentos no mês de julho deste ano".

Em resposta, o prefeito, segundo o MPE, alega insuficiência de recursos, reportando-se à redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além da crise financeira que o País atravessa. A alegação, no entanto, não foi o bastante para convencer a Justiça de que ele deve seguir no cargo até a conclusão de seu mandato, em janeiro de 2017.

O prefeito João Pereira, por sua vez, não foi localizado pela reportagem para falar sobre a decisão, que cabe recurso.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

MPE

Relacionadas