Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Juiz decreta prisão de dentista que liderava tráfico em AL e 4 estados

Investigação aponta que o grupo movimentou R$ 7,5 milhões nos últimos anos, lavando dinheiro com a compra e venda de gado

A Justiça de Alagoas manteve a prisão do dentista que foi alvo da operação Escobar, deflagrada nessa quinta-feira (23), pela Polícia Civil de Alagoas, para combater os crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ele passou por audiência de custódia nesta sexta (24). Também foram mantidas as prisões de outros seis investigados.

Segundo a polícia, a compra e venda de gado para uma fazenda, no Povoado Novo Horizonte, em Ibateguara, na Zona da Mata de Alagoas, foi a forma encontrada pelo líder da quadrilha de tráfico de drogas - preso nessa quinta (23) - para lavar o dinheiro do crime. A investigação aponta que o grupo movimentou R$ 7,5 milhões nos últimos anos.

De acordo com a investigação, o homem apontado como líder da quadrilha, um dentista de 37 anos, alegava que comprava e vendia gados em grande quantidade para poder fundamentar seus gastos e avanços patrimoniais.

A polícia apura ainda outras possíveis formas de lavagem de dinheiro usadas pelo grupo. Dois apartamentos na Jatiúca, que pertencem ao dentista, foram sequestrados pela Justiça.

Artigos Relacionados

A Operação Escobar desarticulou a organização criminosa que atuava em Alagoas, Paraíba, São Paulo e Minas Gerais. No total, a operação resultou na prisão de sete pessoas, sendo cinco delas em Alagoas, uma em São Paulo e uma em Minas Gerais - esses dois últimos que seriam os fornecedores dos entorpecentes - em especial cocaína.

"O líder dessa organização já havia sido preso em 2014, pelo crime de tráfico e associação para o tráfico de drogas. Ele ficou preso até 2018, e ao sair do sistema prisional continuou praticando o crime de tráfico de drogas e se organizou para ser o grande mentor do grupo, onde os traficantes entravam em contato com ele e faziam a ponte com traficantes de Minas Gerais e São Paulo, que encaminhavam a droga para Alagoas, onde era distribuída em Maceió, Boca da Mata, Rio Largo, Barra de São Miguel, Ibateguara e Palmeira dos Índios”, destacou o delegado Igor Diego, da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC).

Conforme a Polícia Civil, não é possível dizer a quantidade de drogas que entrou em Alagoas nesse período - vinda de São Paulo e Minas Gerais. “Todo o material apreendido em Alagoas, em São Paulo e em Minas Gerais será coletado e analisado por especialistas. A gente espera que venham novas fases da operação a partir dessas informações”, disse o delegado Sidney Tenório.

Uma pessoa que seria alvo de um mandado de prisão não foi localizada e é considerada foragida.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas