Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Juiz aceita denúncia contra segurança que barrou trans em banheiro feminino

Caso aconteceu no dia 3 de janeiro de 2020, em um shopping; cinco testemunhas foram listadas pelo MP/AL para depor no caso

O juiz Thiago Augusto Lopes de Morais, da 14ª Vara Criminal da Capital, que trata dos crimes contra pessoas de grupos vulneráveis, aceitou denúncia contra o, à época, segurança do Shopping Pátio Maceió, José Rui de Gois, por ele ter, segundo a denúncia, cometido o crime de injúria contra a mulher trans Lanna Hellen, ao impedi-la de usar um banheiro feminino do estabelecimento.

A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (7).

Leia também

O fato aconteceu no dia 3 de janeiro de 2020 e teve grande repercussão nas redes sociais. Segundo a denúncia do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), o segurança ofendeu a dignidade da mulher utilizando-se de elementos referentes à orientação sexual ou identidade de gênero. De acordo com o MP/AL, Lanna Hellen, tentou usar o banheiro e, ao adentrar no corredor, foi abordada por Jose Rui de Gois, que teria informado não ser possível utilizar o banheiro feminino.

O documento narra que, não entendendo o motivo daquilo, a vítima indagou ao segurança a razão para tanto, e ele teria respondido que "uma cliente falou que ia ficar constrangida com uma travesti dentro do banheiro feminino". Uma testemunha do caso disse que, ao questionar o segurança sobre o fato, ele teria dito que "não é uma mulher, é um macho, e estamos fazendo isso a pedido de uma cliente, para a segurança de vocês". Cinco testemunhas foram listadas pelo MP/AL para depor no caso.

Na decisão, o magistrado pondera que "em atenção ao impacto e às consequências que a instauração de uma ação penal invariavelmente provocam na vida do acusado, faz-se necessária uma análise dos autos, bem como do teor da peça oferecida pelo órgão acusador".

"Após minucioso estudo das informações obtidas até o momento, verifico que a denúncia contém a descrição dos fatos criminosos imputados ao acusado, com a pontuação de provas da materialidade e de indícios contundentes de autoria em desfavor deste", diz a decisão.

De acordo com a decisão, o segurança acusado do crime tem dez dias para responder por escrito à acusação e apresentar o rol de testemunhas. Além disso, o acusado deverá comunicar qualquer mudança de endereço à Justiça.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas