Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Judiciário alagoano acelera mais de 100 processos de violência contra a mulher

Atualmente, tramitam 10 mil ações; Semana da Justiça pela Paz celebra os 10 anos da Lei Maria da Penha

O Judiciário alagoano iniciou, nesta segunda-feira (15), a 5ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, que acontece no 4º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, no centro de Maceió. Nesta fase, serão julgados 100 processos em Maceió e 46 em Arapiraca. Atualmente, o juizado tem 12.058 processos em tramitação.

Segundo o juiz titular, Paulo Zacarias, o objetivo é acelerar o julgamento dos processos, com um efetivo maior de promotores e defensores. 

Leia também

"Vamos desafogar nosso acervo processual. Temos mais de dez mil processos em andamento e, se não fizéssemos ações como essa, os processos ficariam acumulados. Também é uma forma de dar uma resposta à sociedade", explicou o magistrado, citando que existem processos tramitando há mais de um ano, cujo motivo é a demora para encontrar testemunhas. 

A promotora titular, Maria José Alves, também destacou que a Semana da Justiça pela Paz ajuda no andamento dos processos, porém, criticou a ação. "Nós não nos aprofundamos nos processos. Temos casos que estão pautados aqui e as testemunhas não foram convocadas, mas é importante para chamar a atenção da sociedade para os casos de violência doméstica. Todos os dias a sala de espera fica cheia de mulheres pedindo ajuda". 

Casos

Patrícia Maria da Silva - vítima de violência doméstica - compareceu ao Juizado. Ela foi agredida pelo ex-companheiro em 2014 e resolveu procurar a Justiça. 

"Sofri uma agressão física. A gente vivia bem, mas isso aconteceu quando decidi me separar. Descobri que ele estava com outra mulher e acabei o casamento. Depois de um tempo, quando arrumei alguém também, fui agredida física e verbalmente. Ele me mordeu, bateu minha cabeça na parede, fui à polícia e decidi procurar meus direitos na Justiça", relatou Patrícia. 

A 5ª etapa da Semana da Justiça pela Paz em Casa acontece de 15 a 19 de agosto. A ação, coordenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ocorre em todo o país, fazendo menção à Lei Maria da Penha, que completa 10 anos de sua criação este ano.  

Imagem ilustrativa da imagem Judiciário alagoano acelera mais de 100 processos de violência contra a mulher
| Foto: FOTO: Larissa Bastos

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas