Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

STF absolve preso após reconhecimento por foto indevido

Crime ocorreu em 2016, na cidade de Maragogi; defesa alega que não houve reconhecimento em juízo

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) garantiu, através de recurso em habeas corpus impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF), a absolvição de um homem condenado por roubo, ocorrido em 2016, na cidade de Maragogi, após ser apontado através de reconhecimento fotográfico ilegal.

Após a condenação do cidadão, a Defensoria Pública recorreu, uma vez que o reconhecimento foi feito de forma inadequada, mas não obteve êxito no Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL) e, posteriormente, também enfrentou derrotas nos tribunais superiores.

Em depoimento, uma das vítimas afirmou que viu o rosto do assaltante quando “olhou para o lado”, no entanto, ambas afirmaram “reconhecer” o autor do crime através de uma fotografia apresentada a eles na delegacia. Nas fases seguintes do processo, as vítimas foram ouvidas por carta precatória, e o réu por videoconferência, o que demonstra que não houve reconhecimento em juízo.

O caso é acompanhado pelo Defensor Público do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, João Fiorillo de Souza.

Artigos Relacionados

No habeas corpus, o Defensor Público destacou que o Código de Processo Penal (CPP) estabelece, dentre outros pontos, que, antes de fazer o reconhecimento, a vítima ou testemunha deve descrever a pessoa a ser reconhecida. Além disso, para que ocorra o reconhecimento, a vítima ou testemunha deve apontar para o suspeito, que estará em uma sala, dentre outras pessoas semelhantes.

“A função desse procedimento é justamente dar garantia mínima ao imputado de que o reconhecimento foi realizado através da apreensão de um conjunto de características físicas que abarca não só traços faciais como das demais partes do corpo humano, em perspectiva tridimensional, o que não pode ser alcançado por meio da simples visualização de uma única fotografia”, esclarece o Defensor.

Em suas considerações, o Ministro relator, Edson Fachin, relembrou que a Segunda Turma do STF já estabeleceu a orientação sobre como o reconhecimento deve ser realizado. “Diversamente do que afirma o Superior Tribunal de Justiça, não remanesceram outros elementos probatórios, independentes e suficientes o bastante para, por si sós, lastrearem a condenação do réu e demonstrarem que a autoria delitiva não teve como único elemento de prova o reconhecimento fotográfico feito pelas vítimas”, pontuou.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas