Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Alteração de nome: saiba quando é possível e como solicitar o procedimento

Pedidos de retificação podem ser requisitados via cartório ou por ação judicial; juiz e cartorária apresentam os casos mais comuns

Mudar o nome de registro civil para algumas pessoas pode representar não só um sonho, mas um recomeço de identidade. Esse foi o desejo de Júlio Albuquerque, que conseguiu concluir o processo. “Consegui de forma gratuita pela Defensoria Pública, com tudo dentro do serviço, tanto a questão do cartório, quanto da Justiça. Foi simples e fácil”, disse ao programa Em Dia com a Justiça, do Tribunal de Justiça de Alagoas.

A retificação do prenome e a inclusão ou retirada de sobrenome podem ser solicitadas por alguns motivos, a exemplo de erro de grafia, casamento ou em caso de pessoas trans, que, comumente, não se identificam com o nome de registro.

Leia também

A depender do motivo, a alteração pode ser requisitada diretamente no cartório, via administrativa, ou por meio de ação jurisdicional voluntária, com o intuito de obter decisão autorizando a alteração do nome em certidões.

Nos casos mais simples, a averbação do novo registro acontece na média de cinco dias úteis. Após apresentação dos documentos necessários, basta o solicitante aguardar o trâmite do requerimento nas serventias extrajudiciais.

Nos atos apresentados ao cartório, os documentos exigidos para o requerimento são os padrões, como certidão de nascimento, casamento (se for o caso), comprovante de residência, cópias da identidade (RG), CPF e título de eleitor. É necessário, também, apresentar as certidões estadual e federal de distribuição cível e criminal, de execução criminal e de protesto, bem como as expedidas pelas Justiças Eleitoral, do Trabalho e Militar (para homens).

Diretamente nos cartórios

A cartorária Rosinete Remígio contou que as mudanças mais solicitadas são a colocação ou retirada de sobrenome após casamento ou divórcio, além das pessoas que não se identificam com o gênero atribuído no nascimento. Essas, então, escolhem o novo prenome e colocam o gênero autodeclarado, mesmo que a cirurgia de redesignação sexual não tenha sido feita.

A conquista desse direito foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e regulamentada pelo Provimento nº 73, do dia 28 de junho de 2018, da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ). Agora, a retificação pode ser feita de maneira administrativa, sem obrigatoriedade de cirurgia e acompanhamento psicológico, como previa a normativa anterior.

“Nesse caso a troca pode ser feita diretamente nos cartórios, onde a pessoa foi registrada, por via administrativa. Não precisa entrar em juízo nem de advogado. A pessoa se dirige ao cartório e é só observar os requisitos necessários”, explicou a cartorária.

O cidadão, assim que atinge a maioridade civil, ainda tem o direito de solicitar a mudança do primeiro nome diretamente nos cartórios, independentemente do motivo, como prevê o art. 56 da Lei nº 6015/73, embora seja uma prática incomum e até desconhecida pela população. A inclusão de apelido público também pode ser requisitada no cartório.

Decisão judicial

Em contrapartida, pedidos de retificação porque o nome expõe a pessoa ao ridículo ou em casos de inclusão do nome do padrasto ou madrasta devem ser protocolados na Justiça para esperar a decisão de um juiz de vara cível.

“Nas situações de bullying, quando se sofre preconceito porque o nome expõe a pessoa ao constrangimento, somente pode fazer a alteração através de mandado judicial. Então, tem que entrar na Justiça, explicar ao juiz que o nome não está sendo bem recebido pela sociedade, causando constrangimento, para que o magistrado expeça uma ordem para o cartório”, esclareceu a cartorária.

De acordo com o Juiz Wlademir Paes de Lira, titular na 26ª Vara Cível da Capital, o magistrado analisa o requerimento ajuizado para saber se está em conformidade com a legislação, bem como se o intuito da mudança não é para fins fraudatórios.

“Em qualquer situação de mudança de nome judicial, o juiz analisa se aquilo não está causando prejuízo a terceiros, ou seja, se o objetivo não é para burlar a lei. Por exemplo, a pessoa cometeu um crime ou está com dívidas financeiras e quer mudar de nome. O juiz tem que ter esse cuidado”, lembrou o magistrado.

Em relação aos casos de adoção, na própria decisão judicial, pode-se requerer a substituição do nome do adotado. No entanto, a opinião da criança ou do adolescente é levada em consideração. Na Justiça, também pode haver a troca do nome para proteção de vítimas de violência ou testemunhas.

A maior parte das alterações está em vigor por meio da Lei 6.015, de 31 de dezembro de 1973. Desde então, alguns provimentos têm regulamentado novas situações, a exemplo do Provimento 73/2018 e do Provimento 82/2019, ambos do CNJ.

Veja em quais casos a alteração pode ser requerida e como solicitar:

Alteração de nome: saiba quando é possível e como solicitar o procedimento
Alteração de nome: saiba quando é possível e como solicitar o procedimento | Foto: Assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas