Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Acusado de vários crimes, Toninho Lins é condenado a mais de 13 anos de prisão

Ex-prefeito de Rio Largo poderá recorrer da pena em liberdade, conforme decisão unânime dos desembargadores

O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) apreciou, nesta terça-feira (6), o mérito de ação penal contra o prefeito de Rio Largo, Antônio Lins de Souza Filho, o Toninho Lins. Ele é acusado de diversos crimes, entre eles, fraude em licitação, apropriação de bens públicos, falsidade ideológica e formação de quadrilha. O desembargador Otávio Praxedes, relator do processo, votou pela condenação e estipulou uma pena total de 13 anos e 8 meses de prisão - somados a dois anos e seis meses de detenção -, sendo acompanhado, em decisão unânime, pelos demais desembargadores. O réu, no entanto, pode recorrer em liberdade da condenação que também inclui a perda dos direitos políticos por 5 anos.

O desembargador Otávio Praxedes, que é relator do processo, votou por condenar Antônio Lins pelos crimes de apropriação de bens públicos (pena de 3 anos e 3 meses de prisão); falsificação de documento de particular (pena de 3 anos de prisão e multa de 180 dias-multa, sendo cada dia-multa equivalente a 1/30 do salário mínimo vigente na época dos fatos); falsidade ideológica (pena de 2 anos e 6 meses de prisão, além de multa de 141 dias-multa); uso de documentos falsos (pena de 3 anos de prisão e multa de 185 dias-multa); fraude em licitação (pena de 2 anos e 6 meses de prisão); e formação de quadrilha (pena de 1 ano e 6 meses de prisão). 

Leia também

Imagem ilustrativa da imagem Acusado de vários crimes, Toninho Lins é condenado a mais de 13 anos de prisão
| Foto: FOTO: Caio Loureiro/Ascom TJ/AL

Durante a votação, o desembargador Tutmés Airan afirmou entender que o julgamento deveria ser suspenso para que as ações penais fossem julgadas todas em conjunto. Ele afirma que este seria um caso clássico de crime continuado, sendo necessário o julgamento simultâneo.

Já o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, fez a sustentação oral e destacou as dificuldades para que o processo fosse apreciado. Para o Ministério Público Estadual (MPE/AL), Toninho Lins seria o chefe de uma quadrilha. "Quero fazer um elogio ao desembargador Otávio Praxedes. Colocar este processo em mesa foi uma verdadeira odisseia. Foram anos e anos de diligências protelatórias, de estratégias que não buscavam a verdade real, mas a impunidade do réu", disse Sérgio Jucá, referindo-se à defesa.

"Este processo é um testemunho eloquente de como se implode um município, com a prática nociva de atos de improbidade administrativa", emendou o chefe do MPE.

Na sequência, foi a vez de o advogado de defesa, Adriano Soares, fazer a sustentação oral. Na ocasião, ele alegou que não questionar se ocorreu ou não fraude em licitação. Contudo, assegurou que não houve a participação de Toninho Lins no crime, já que, segundo ele, não foi provado que os acusados tinham uma ligação entre si, capaz de se caracterizar o crime de formação de quadrilha. "Não há uma única demonstração no processo".              

Imagem ilustrativa da imagem Acusado de vários crimes, Toninho Lins é condenado a mais de 13 anos de prisão
| Foto: FOTO: Caio Loureiro/Ascom TJ/AL

Adriano Soares ressaltou ainda que Toninho Lins não sabia das irregularidades e que apenas homologou e adjudicou o processo licitatório. "A fraude teria ocorrido no momento em que se escolheu as empresas, no momento em que se fez o procedimento montado. Este é momento em que o ilícito se dá", argumentou o advogado.

Em seguida, o relator do processo, desembargador Otávio Praxedes, analisou as alegações da defesa sobre supostas nulidades e rejeitou todas as preliminares, sendo acompanhado pelo Pleno. 

Entre as alegações estava a de que o MPE deixou de individualizar a conduta do réu. Porém, o desembargador Praxedes considerou que "a denúncia foi clara", afirmando que "o prefeito se uniu a agentes públicos, bem como a particulares, com o objetivo de fraudar o procedimento licitatório, visando obter vantagem indevida, em detrimento do prejuízo aos cofres públicos".           

Depoimentos

O relator Otávio Praxedes também destacou o depoimento do empresário Carlos Alberto Silva, dono de duas empresas usadas pela suposta quadrilha na fraude. Na oportunidade, o empresário afirmou que teve documentos falsificados, garantindo ainda que suas empresas nunca participaram de nenhuma licitação junto ao Poder Público e que sequer vende materiais elétricos, mas apenas tomadas com valor próximo a R$ 3 cada.

Também em depoimento, os membros da comissão de licitação afirmaram que não tinham capacidade técnica para integrar a comissão. Eles disseram que a escolha deles para a comissão foi feita pessoalmente pelo então prefeito Toninho Lins, mesmo tendo sido alertados da incapacidade técnica. O prefeito teria dito que não se preocupassem, pois, já havia outra equipe para de fato conduzir a licitação, com os membros da comissão apenas tendo a missão de apenas assinar os atos.

Durante o julgamento desta terça, Otávio Praxedes fez, ainda, a leitura de trecho de depoimento de Toninho Lins, em que o prefeito diz que confiava em sua assessoria e que, por isso, seria capaz de assinar, inclusive, uma folha em branco. "Hoje, vivemos um novo modelo de gestão pública, o qual exige do gestor maior grau de comprometimento com a coisa pública. Não basta o controle somente de suas atividades. É inadmissível que um prefeito municipal, como confessado pelo réu, possa assinar um papel em branco", comentou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas