Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Violência doméstica: ex-companheiros são responsáveis por 73% dos casos em Arapiraca

Estudo sobre os processos de medidas protetivas deferidas em 2020 foi realizado pelo Juizado da Mulher e trouxe dados que vão ajudar na implantação de novas políticas

Um estudo elaborado pelo Juizado da Mulher e batizado de “Mapa da Violência Doméstica e Familiar em Arapiraca” trouxe dados sobre os formas de violência registradas e aspectos como o tipo de parentesco ou relação da vítima com o agressor, se eles possuem filhos juntos, a existência de histórico de violência por parte do acusado, idade e profissão da vítima. Entre outras coisas, os números revelaram que 73% dos agressores eram ex-companheiros das vítimas, 16,9% eram companheiros atuais e 3,4% tinham outro tipo de relacionamento. Os dados mostraram também que 83% dos acusados já tinham histórico de violência, de acordo com as informações fornecidas pelas vítimas nos processos.

Comandado pelo juiz Alexandre Machado, o Juizado analisou os autos processuais de Medidas Protetivas deferidas em 2020, para mapear a realidade da violência doméstica em Arapiraca. O objetivo é possibilitar, com esses dados, o aperfeiçoamento das ações internas e correlatas com a Rede de Proteção a Mulher, assim como fornecer referencial teórico para estudos da problemática.

Leia também

Estudo mostra os tipos de crimes mais comuns
Estudo mostra os tipos de crimes mais comuns | Foto: Divulgação TJ/AL

Cada processo pode envolver ao mesmo tempo diversos tipos de crime e de violência. O tipo de crime mais frequente nos processos foi o de ameaça, com 91,2%; seguido da Injúria, com 37,4%, e na sequência, lesão corporal leve, com 18,7%. Quanto ao tipo de violência, a psicológica consta em 96,7% dos casos, seguida por violência moral, com 80,2%; violência física, com 40,7%, e a violência sexual, com 8,2%.

De todas as vítimas, 69,8% delas possuem filhos com o agressor. A maioria tinha idade entre 20 a 40 anos (64,5%), sendo que aproximadamente metade desse grupo tinha entre 20 a 30 anos, e a outra metade entre 30 a 40 anos. A faixa entre 40 e 50 anos representa 19,8%, e as idosas, 3,3%.

Os bairros com mais casos de violência doméstica registrados em Arapiraca foram Planalto (9,7%), Canafístula (6,3%), Brasília (5,7%) e Olho D'Água do Cazuzinhas (5,1%). 

O magistrado Alexandre Machado ressalta que o mapa vai orientar futuras ações do Juizado, a exemplo de palestras, projetos, grupos reflexivos, acolhimento, capacitações com a Rede de Proteção. “É o início de um processo em constante aperfeiçoamento, para o qual queremos convidar a comunidade acadêmica a participar. Temos condições de elaborar outros mapas e trabalhar com mais indicadores”, afirmou o juiz.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas