Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

VÍDEOS: Chuvas intensas deixam cidades ribeirinhas em estado de alerta

Defesa Civil emitiu aviso para o risco de transbordo dos rios Paraíba e Mundaú

A previsão de chuvas contínuas em várias regiões do estado está deixando alguns municípios em alerta. É o caso das cidades de Viçosa e Jacuípe, que já registram rastros de destruição. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o acumulado entre a noite desse domingo (14) e essa segunda-feira (15), no Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco, acende o alerta para o risco de transbordo dos rios Paraíba e Mundaú.

Já a Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou, na manhã de hoje, um Alerta Hidrometeorológico para as regiões do Rio Jacuípe, que atingiu a cota de transbordamento, e demais rios do Litoral Norte, assim como na região das Lagoas Mundaú e Manguaba, principalmente a área do município de Marechal Deodoro.

Conforme o órgão, os dois rios encontram-se elevados e próximo aos níveis de transbordamento. A defesa civil ressalta, no entanto, que a chuva prevista para estas áreas será localizada e, por isso, a precisão da localização de intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante monitoramento contínuo.

Imagens de moradores do município de Jacuípe mostram a água que invadiu residências, comércios e alagou quatro ruas nas últimas horas. O prefeito de Jacuípe informou à

Gazetaweb

que as primeiras providências já foram tomadas e os moradores já foram retirados dos locais mais afetados.

"Estamos tirando as pessoas de casa, entrou água em quatro ruas, agora parou de chover. O nível do rio ainda está subindo e estamos esperando baixar a água para ver as demais providências. Entrei em contato com a Semarh e, segundo eles, não haverá risco de inundação. Já acionamos o Corpo de Bombeiros também e, daqui para o final do dia, eles devem monitorar a região", afirmou.

Já no município de Viçosa, a preocupação é com a elevação do Rio Paraíba, que, de acordo com o aviso da Sala de Alerta, está com sua cota elevada. Além dele, o nível do Rio Mundaú pode ultrapassar a cota de inundação, afetando as áreas ribeirinhas nos municípios de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, Murici, Rio Largo e Satuba.

Nas últimas 30 horas, Marechal Deodoro recebeu um volume de chuvas de 72,8 mm. Em Maceió, no bairro do Trapiche choveu 77,1 mm. Já em Jacuípe, choveu 80, 2 mm no mesmo período.  Segundo o coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vínícius Pinho, as lagoas também estão sendo monitoradas.

Tags