Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

VÍDEOS: Chuvas intensas deixam cidades ribeirinhas em estado de alerta

Defesa Civil emitiu aviso para o risco de transbordo dos rios Paraíba e Mundaú

A previsão de chuvas contínuas em várias regiões do estado está deixando alguns municípios em alerta. É o caso das cidades de Viçosa e Jacuípe, que já registram rastros de destruição. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o acumulado entre a noite desse domingo (14) e essa segunda-feira (15), no Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco, acende o alerta para o risco de transbordo dos rios Paraíba e Mundaú.

Já a Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou, na manhã de hoje, um Alerta Hidrometeorológico para as regiões do Rio Jacuípe, que atingiu a cota de transbordamento, e demais rios do Litoral Norte, assim como na região das Lagoas Mundaú e Manguaba, principalmente a área do município de Marechal Deodoro.

Leia também

Conforme o órgão, os dois rios encontram-se elevados e próximo aos níveis de transbordamento. A defesa civil ressalta, no entanto, que a chuva prevista para estas áreas será localizada e, por isso, a precisão da localização de intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante monitoramento contínuo.

Imagem ilustrativa da imagem VÍDEOS: Chuvas intensas deixam cidades ribeirinhas em estado de alerta
| Foto: FOTO: Cortesia

Imagens de moradores do município de Jacuípe mostram a água que invadiu residências, comércios e alagou quatro ruas nas últimas horas. O prefeito de Jacuípe informou à

Gazetaweb

que as primeiras providências já foram tomadas e os moradores já foram retirados dos locais mais afetados.

"Estamos tirando as pessoas de casa, entrou água em quatro ruas, agora parou de chover. O nível do rio ainda está subindo e estamos esperando baixar a água para ver as demais providências. Entrei em contato com a Semarh e, segundo eles, não haverá risco de inundação. Já acionamos o Corpo de Bombeiros também e, daqui para o final do dia, eles devem monitorar a região", afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem VÍDEOS: Chuvas intensas deixam cidades ribeirinhas em estado de alerta
| Foto: FOTO: Reprodução/Instagram

Já no município de Viçosa, a preocupação é com a elevação do Rio Paraíba, que, de acordo com o aviso da Sala de Alerta, está com sua cota elevada. Além dele, o nível do Rio Mundaú pode ultrapassar a cota de inundação, afetando as áreas ribeirinhas nos municípios de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, Murici, Rio Largo e Satuba.

Nas últimas 30 horas, Marechal Deodoro recebeu um volume de chuvas de 72,8 mm. Em Maceió, no bairro do Trapiche choveu 77,1 mm. Já em Jacuípe, choveu 80, 2 mm no mesmo período.  Segundo o coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vínícius Pinho, as lagoas também estão sendo monitoradas.

Imagem ilustrativa da imagem VÍDEOS: Chuvas intensas deixam cidades ribeirinhas em estado de alerta
| Foto: FOTO: Reprodução/Instagram

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas