Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Serra da Barriga, em União dos Palmares, recebe reforma e modernização

Local conta agora com nova sinalização, equipamentos de sonorização recuperados e até um aplicativo


				
					Serra da Barriga, em União dos Palmares, recebe reforma e modernização
De acordo com a programação, às 15h30 haverá recepção no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, seguida de visitação do local.. Bruno Reis

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde fica localizado o sítio arqueológico da Serra da Barriga, em União dos Palmares, recebeu reforma e modernização, que serão inauguradas no próximo sábado (25), a partir das 15h30.

De acordo com a programação, às 15h30 haverá recepção no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, seguida de visitação do local. Às 17h30, cerimônia de falas institucionais, apresentações culturais, encerrando com a projeção mapeada Saravá!

Leia também

A reforma incluiu a restauração e redesign de todas as placas de sinalização e recuperação dos equipamentos de áudio. O parque também estará conectado à modernização, com a entrega do Aplicativo da Serra da Barriga.

Os equipamentos de sonorização recuperados contêm áudios de personalidades negras, a exemplo da atriz e Ialorixá Chica Xavier e dos artistas Leci Brandão, Djavan, Carlinhos Brown e Tony Tornado. Os áudios contam ainda com trilha sonora dos maestros Almir Medeiros e Wilson Santos, da Orquestra de Tambores de Alagoas, e participação especial de Leila Pinheiro.

Serra da Barriga

A Serra da Barriga é Patrimônio Cultural Brasileiro inscrito no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, desde 1986. Em 21 de março de 1997, Zumbi dos Palmares foi reconhecido pelo Governo Federal como Herói Nacional.

Em maio de 2017, a Serra da Barriga recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul. O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, erguido no sítio histórico da Serra da Barriga, é o primeiro parque temático do Brasil e da América Latina inspirado na história afrodescendente, inaugurado em 19 de novembro de 2007.

A iniciativa de modernização e reformas foi supervisionada pela Fundação Cultural Palmares e envolveu execução, pesquisa e coordenação do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e Projeto Vamos Subir a Serra.

A ação teve parceria do TikTok. O desenvolvimento e conteúdo ficaram a serviço do Estúdio Núcleo Zero.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas