Rio Mundaú supera cota de inundação nos municípios de União e Murici

Previsão para as próximas horas é que o rio se estabilize nos dois municípios

O Rio Mundaú superou a cota de inundação nos municípios de União dos Palmares e Murici, em Alagoas. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que opera o Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do Rio Mundaú, a previsão para as próximas horas é que o rio se estabilize nos dois municípios; no entanto, devido ao solo saturado, chuvas fracas podem elevar novamente o nível do rio. 
Em União dos Palmares, há uma atenção especial à porção mais baixa do município, especialmente a região da Rua da Cachoeira. Em Murici, haverá pontos de alagamento no bairro Jardim Horizonte, próximo ao riacho Beberibe. As informações foram atualizadas nesta terça-feira, dia 16, às 6h. 
A cota atual do rio Mundaú em União dos Palmares é 5,11 metros, superior à cota de inundação, que é atingida no município aos 3,28 metros. Em Murici, a cota atual é 5,46 metros, onde a cota de inundação é de 5,05 metros. A previsão meteorológica, no entanto, é de mais chuvas, e a equipe do CPRM segue monitorando o comportamento dos rios da bacia. 
O Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Mundaú possui oito pontos de monitoramento nos rios Mundaú, Canhoto e Inhumas, com previsão hidrológica para os municípios de União dos Palmares e Murici, beneficiando uma população de 89.064 habitantes. A bacia do rio Mundaú abrange uma área de 4.150km², sendo 52% em Pernambuco e 48% em Alagoas.