Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Promotorias cobram medidas que evitem aglomerações em municípios

MPE expediu uma série de recomendações aos gestores e estabelecimentos comerciais do interior

A Promotoria de Justiça dos municípios de Santana do Mundaú, Anadia, Cajueiro e Tanque d'Arca expediu uma série de recomendações para o acompanhamento, adoção de protocolos aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 nestas localidades e com o propósito de evitar as aglomerações.

As sugestões foram dadas aos gestores municipais, à Polícia Militar (PM) e a diversos setores da economia, que estão funcionando durante a pandemia. Em muitos destes locais, há registro grande de concentração de pessoas, descumprindo decreto governamental de isolamento social para evitar o avanço da doença provocada pelo novo coronavírus.

Leia também

As portarias contendo as diretrizes que podem ser seguidas nestas cidades foram publicadas na edição desta segunda-feira (25), do Diário Eletrônico do Ministério Público Estadual (MPE).

O órgão informou que tem recebido inúmeras denúncias de aglomerações em estabelecimentos comerciais abertos nestes municípios, sobretudo em mercadinhos, supermercados, padarias e farmácias.

Em Santana do Mundaú, a promotora Adilza Inácio de Freitas cobrou destes locais a orientação efetiva dos clientes para o respeito ao distanciamento mínimo obrigatório de 1,5 m entre as pessoas, em filas, balcões e caixas de atendimento, assim como o uso de máscaras. Também foi recomendado que se restrinja a entrada em até 50% da capacidade do estabelecimento e, ainda assim, permitindo, apenas, o acesso de uma pessoa por família.

Para Anadia e Tanque d'Arca, o apelo é para que se forneça, em até 48 horas, informações claras acerca da notificação do quantitativo e a maneira como pacientes infectados ou em investigação estão sendo submetidos à medida de isolamento. O gestor de saúde destes municípios deve especificar as medidas que estão sendo adotadas para o acompanhamento de possíveis descumprimentos da ordem. A cobrança se estende aos órgãos de fiscalização para que monitorem a população quanto às diretrizes do decreto governamental.

E a promotoria responsável por Cajueiro instaurou procedimento administrativo para apurar os motivos da não-apresentação, até agora, do protocolo clínico de atendimento aos doentes e aplicação da medicação por parte da gestão daquele município.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas