Projeto Livros nas Praças chega na Região Metropolitana de Maceió

Ação conta com ônibus biblioteca, que possui um acervo de mais de 2 mil livros disponíveis para empréstimo, além de atividades como leitura dramatizada e contação de histórias

Com o intuito de incentivar a leitura e ampliar o acesso à diversidade cultural, o projeto Livros nas Praças, da BRK Ambiental, chega na Região Metropolitana de Maceió neste mês, tendo início nesta segunda-feira (8). A ação de sustentabilidade da empresa leva, em um ônibus, uma biblioteca com mais de 2 mil livros para crianças, jovens e adultos das cidades de Paripueira, Barra de São Miguel e Marechal Deodoro.

A cidade de Paripueira será a primeira contemplada e receberá o ônibus nesta segunda (8), ficando até a sexta-feira (12), das 9h às 15h, na orla da cidade. Logo em seguida, de 15 a 19 de agosto, o projeto estará na Praça da Igreja da cidade da Barra de São Miguel. Já Marechal Deodoro receberá a ação de 22 a 16 de agosto, na Praça Pedro Paulino.

O ônibus biblioteca oferece empréstimos de livros gratuitos a todos os moradores da região, além de espaço de leitura, atividades como leitura dramatizada e contação de histórias. O ônibus fica estacionado por seis horas diárias em uma praça ou outro ponto da cidade por uma semana. É possível ler dentro dele ou nas estruturas externas montadas abaixo das tendas.

Para também atender pessoas com deficiência visual, auditiva ou múltipla, a biblioteca móvel dispõe de um acervo em braile, em fonte ampliada e audiobooks, além de monitores literários capacitados para atender a leitores deste público. Para os idosos e pessoas com necessidades especiais, o ônibus possui uma porta com acessibilidade para cadeirantes e cadeira de transbordo.

livrosnaspracas-bicodopapagaio-2022-2.jpg

Fernando Mangabeira, diretor presidente da BRK Alagoas, afirmou que desenvolver um saneamento muito além do básico perpassa pelo incentivo à cultura e pela realização de ações sociais nas comunidades. Esta é uma das missões da BRK na Região Metropolitana de Maceió.

“Chegamos à Região Metropolitana de Maceió para transformar realidades. Esse processo tem como ponto de partida o saneamento, mas vai além dos serviços de água e esgoto, sem dúvidas. Nosso papel de agente transformador é impactar na saúde e na qualidade de vida da população, e acreditamos que, quando desenvolvemos projetos sociais como este levamos oportunidades às comunidades. Acesso à leitura é inclusão social. Este é um dos muitos projetos que estamos trazendo para beneficiar a população”, destacou Mangabeira.

O projeto, resultado de uma parceria com a empresa Korporativa, iniciou em 2019 e já atendeu as regiões de São Paulo, Tocantins, Goiás e Pará. Em 2022, as unidades de Alagoas, Pernambuco, e Maranhão, foram incluídas na rota das ações.

*com informações da assessoria.