Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Porto Real do Colégio: MP recomenda mudanças em edital para concurso

Ministério Público do Estado de Alagoas requereu uma série de mudanças no edital do certame

Para fiscalizar e acompanhar as etapas do concurso público que será realizado na cidade de Porto Real do Colégio, a Promotoria de Justiça do município instaurou a Portaria nº 0017/2023. O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) requereu uma série de mudanças no edital do certame.

Uma das alterações do documento é para a inclusão de vagas para os cargos de procurador municipal e controlador interno, assim como a correção no número de vagas ofertadas, levando em consideração a quantidade de servidores atualmente contratados, e a previsão de cadastro de reserva para assegurar o princípio do concurso público para todos os cargos previstos de maneira igualitária.

A Recomendação nº 008/2023 foi expedida pela promotora de Justiça Ariadne Dantas, titular da Promotoria de Justiça de Porto Real do Colégio. O documento foi encaminhado ao presidente da comissão organizadora do certame.

A promotora ressaltou, na recomendação, que o edital é a lei do concurso, de modo que ele deve trazer de forma clara e objetiva os critérios de seleção, dentre eles, o que trata da reserva de vagas para negros, um dos pontos que ela requer a retificação, já que os considera sem a aferição adequada.

Outro tema abordado na recomendação foi a ausência de previsão de vagas para a função de procurador municipal e controlador interno, cujas atividades são consideradas inerentes à administração pública e não podem ser ocupadas por funcionários ocupantes de cargos em comissão.

Artigos Relacionados

Sobre o cadastro de reserva, a Ariadne Dantas disse que o número de vagas ofertadas é ‘irrisório’, quando comparado ao quantitativo de cargos atualmente ocupados por servidores contratados. Ela ainda cobrou a previsão para cadastro de reserva. Para além disso, ela questionou a previsão de matemática como conhecimento geral para todos os cargos, em descompasso com a divisão das demais questões a serem aplicadas.

A recomendação também apontou que está desatualizado o conteúdo destinado ao cargo de agente administrativo, que há critérios de desempate que não estão de acordo com os princípios da administração pública e que há uma referência ao Estado do Maranhão na parte de conteúdo específico de professor de nível médio I.

A promotora frisou que o não cumprimento injustificado da recomendação poderá resultar na adoção de medidas judiciais cabíveis para apuração da responsabilidade civil, administrativa e criminal, em especial, cumprimento das determinações judiciais contidas na ação proposta pelo Ministério Público para a realização do concurso pelo município.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas