Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Pescadores encontram meia tonelada de peixes mortos na Barra de Santo Antônio

Amostras da água e dos animais foram coletadas por pesquisadores da Ufal para investigação

Pescadores e pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) encontraram, nesta sexta-feira (25), quase meia tonelada de peixes mortos no Rio Santo Antônio, localizado em Barra de Santo Antônio, região metropolitana de Maceió. Na última quinta-feira (24), outros animais mortos já haviam sido encontrados em menor quantidade.

Segundo reportagem da TV Gazeta, o professor e coordenador da força tarefa do óleo em Alagoas e do projeto de monitoramento aquático no estado, Emerson Soares, a quantidade de peixes encontrada é semelhante a cerca de 2 km de praia. "Hoje a mortalidade aumentou devido à alta carga de matéria orgânica. Acreditamos que as mortes foram em decorrência de poluentes, esgotos e poluentes da cidade: agrotóxico, herbicida, esgotos difusos (afluentes de origens desconhecidas)", afirma Soares.

Leia também

Pescadores da região relataram que esse fenômeno tem sido recorrente nos últimos anos e que acreditam ser por causa da poluição.

Ainda de acordo com o professor, mesmo que tenha evidências de poluição, ainda não dá para determinar o que seria a causa da morte dos peixes. Amostras da água do rio e dos próprios animais foram levadas para o laboratório e serão analisadas.

Por meio de nota, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) informou que está acompanhando o caso e que a causa da morte dos peixes é inconclusiva, podendo ser desde poluição até hidrodinâmica, quando há mudança no nível do rio.

*Com informações da TV Gazeta.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas