Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Paripueira e Barra de S. Antônio estão proibidos de aprovar novos loteamentos

Decisão leva em conta necessidade de elaboração e aprovação dos Planos Diretores dos dois municípios

Os municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio estão proibidos de aprovar novos loteamentos sem que antes sejam elaborados e aprovados os Planos Diretores das duas cidades. Em caso de descumprimento, os entes públicos poderão pagar multa no valor de R$ 100 mil. A decisão é do juiz André Luís Parizio, titular de Paripueira.

O pedido foi feito pelo Ministério Público de Alagoas. Segundo o órgão, as duas cidades estão em fase de desenvolvimento, com expansão comercial e exploração na área de edificações. Contudo, Paripueira e Barra de Santo Antônio ainda não dispõem de Plano Diretor, o que pode prejudicar o crescimento ordenado, os moradores e o meio ambiente.

Leia também

Para o juiz, o Plano Diretor é um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, sendo que sua ausência traz reflexos no equilíbrio do meio ambiente.

"O crescimento desordenado da cidade não é sinônimo de desenvolvimento, ao revés, tem o condão de gerar conflitos entre os municípios e desequilibrar a necessária organização urbana", afirmou o magistrado, em decisão proferida na última sexta (9).

Segundo o juiz, o surgimento crescente de novos loteamentos pode gerar uma desordenação irreversível nas cidades. André Parizio proibiu a aprovação de novos parcelamentos de solo (loteamentos e/ou desmembramentos), mesmo que para fins de interesse social/habitacional.

O magistrado designou audiência de conciliação com as partes para o dia 28 de agosto, a partir das 11h30. "Caso os municípios apresentem medidas concretas e efetivas com vistas à elaboração do Plano Diretor, os efeitos da decisão poderão ser revistos, total ou parcialmente", explicou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas