Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Pai de bebê encontrado morto em Ibateguara vai responder por homicídio culposo

Delegado que investiga o caso concluiu pelo indiciamento do genitor, levando em consideração a negligência

O pai do bebê John Guilherme Marcelo de Oliveira, de 1 ano e quatro meses, que foi encontrado morto no Rio Jacuípe, na zona rural do município de Ibateguara, na última segunda-feira (7), vai ser indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A conclusão é do delegado Edberg Sobral, responsável pela investigação do episódio.

A autoridade policial definiu este tipo de indiciamento com base no laudo do Instituto Médico Legal (IML), apontando morte por afogamento, e no depoimento do genitor, ocorrido nessa quarta-feira (9), ao confessar negligência no cuidado com o menor.

O corpo do menino foi levado pela correnteza e só foi visto, por populares, preso a um arame farpado, às margens do rio, um dia após a família dar conta do desaparecimento.

Na oitiva, o pai [de nome não revelado, por força da Lei de Abuso de Autoridade] admitiu que estava sob efeito de bebida alcoólica no dia em que perdeu o filho de vista. O agricultor disse que havia saído de casa para um trabalho no mesmo povoado onde mora (Canastra) e decidiu levar os dois filhos pequenos consigo. A mãe dele e a irmã de criação também o acompanharam, mas para fazer outra atividade.

"Elas estavam lavando roupas no rio e, ao passar o tempo, voltaram para casa. O filho mais velho do agricultor voltou com a avó e o menor ficou com o pai. Em um determinado momento, o menino se afastou e sumiu. Algum tempo depois, o genitor se deu conta e tentou procurá-lo, inclusive com um morador próximo, mas não conseguiu localizá-lo. Foi quando decidiu procurar a delegacia para registrar o desaparecimento", detalhou o delegado.

Em depoimento, conforme Edberg Sobral, o pai confessou que se descuidou do bebê e admitiu que, se tivesse dispensado uma atenção melhor, a fatalidade não teria acontecido. "Ele demonstrou estar bastante abalado com o fato e chorou diversas vezes no interrogatório. Após ouvi-lo, mantive contato com o IML para saber o resultado do laudo, que confirmou o afogamento como causa da morte. Assim que receber o documento oficial, vou concluir o inquérito relatando o indiciamento do genitor por homicídio culposo", revelou o delegado.

Ele acrescentou que nenhum requisito é preenchido, no âmbito da investigação policial, para um eventual pedido de prisão preventiva do suspeito. Porém, a prisão não está descartada, assim como o perdão judicial, quando a ação penal estiver em tramitação.

A mãe de John está grávida de 8 meses e, muito emocionada, foi ouvida rapidamente pela polícia.

Tags