Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Nível do São Francisco deve aumentar e provocar alagamentos nesta quarta

Defesa Civil Estadual recomenda a saída dos moradores e comerciantes das áreas ribeirinhas

Por meio de um comunicado enviado à imprensa na noite desta terça-feira (31), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que, em função do atingimento de 60% de armazenamento para o Reservatório de Sobradinho, o nível do rio São Francisco sofrerá uma considerável elevação a partir desta quarta (1º).

Segundo um trecho do documento, o volume, que normalmente atinge os 550 m³/s, aumentará para um patamar de vazão médio diário de 1.100 m³/s. Além disso, dependendo das condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), poderá ocorrer uma elevação acima dos valores previstos.

Leia também

"Com relação à defluência média diária da UHE Sobradinho, esta será praticada a fim de manter o Reservatório de Itaparica em no mínimo, 30% VU. [...] Evidencia-se fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio", informa o trecho.

O coordenador da Defesa Civil estadual, Cel Moisés, reforçou a importância da saída da população das áreas de risco, pois a situação deve provocar alagamentos em diversos pontos - incluindo residências e estabelecimentos comerciais.

"Vai elevar as águas da parte do baixo São Francisco, do Xingó até a foz. Consequentemente, aqueles bares ribeirinhos e casas, que foram construídos às margens do rios, poderão ficar alagados. Com certeza, amanhã teremos vários pontos, principalmente mais próximo as barragens, onde estão os bares e restaurantes de Piranhas, Pão de Açúcar e Canindé do São Francisco. Com certeza terão suas áreas alagadas", explicou o coordenador.

Confira o comunicado da Chesf na íntegra: 

Prezado(a) Senhor(a),

Em continuidade ao processo de divulgação de informações a respeito da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, comunicamos que o Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, na Reunião de Avaliação das Condições da Operação dos Reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas - ANA, ocorrida em 02/03/2020, apresentou a necessidade da elevação da defluência da UHE Xingó para o patamar de 1.100 m³/s a partir do dia 01/04/2020, com base no valor mínimo estabelecido pela Resolução ANA Nº 2081/2017 em função do atingimento de 60% de armazenamento para o Reservatório de Sobradinho em todos os cenários estudados. Desta forma, salienta-se que a partir de 01/04/2020 a defluência média diária da UHE Xingó evoluirá para o patamar de uma vazão média diária de 1.100 m³/s. Com relação à defluência média diária da UHE Sobradinho, esta será praticada a fim de manter o Reservatório de Itaparica em no mínimo, 30% VU. É fundamental chamar atenção para o fato de que a depender das condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional - SIN, poderá ocorrer a necessidade de aumento de geração da UHE Xingó acima dos valores supracitados. Neste sentido, evidencia-se fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio.

Solicitamos a V.Sa. a ampla divulgação junto às comunidades ribeirinhas.

Atenciosamente,

Original assinado

Tony Ulysses Rodrigues de Matos Firmino

Superintendente de Operação - SOO.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas