Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Nível do Rio Mundaú pode superar os seis metros em União dos Palmares

Previsão é para as próximas quatro horas; situação pode provocar inundações em residências localizadas na parte baixa da Rua da Cachoeira

O nível do Rio Mundaú, na cidade de União dos Palmares, pode superar os seis metros nas próximas quatro horas, segundo informações atualizadas pelo Alerta Hidrológico da bacia do Mundaú, que é operado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na noite desta segunda-feira (15).O rio chegou a transbordar após atingir a cota de inundação no último fim de semana.

A previsão é de que o nível aumente em aproximadamente 1,5 metro em União dos Palmares e chegue a 6,42 metros. Em Murici, o rio deve atingir os 5,54 metros.

Leia também

Em União, a cota de inundação é atingida quando o rio chega a 3,28 metros. Na noite desta segunda, a cota está em 4,93 metros, que é 1,65 metro acima da cota considerada como ideal. Se chegar aos 6,42 metros, o Mundaú deve atingir residências localizadas na parte baixa da Rua da Cachoeira.

Já no município de Murici, a cota é de 5,05 metros, estando atualmente com 4,71 metros. A previsão é de que continue subindo até aproximadamente 5,54 metros. Caso chegue a este nível, haverá pontos de alagamentos no bairro Jardim Horizonte, próximo ao riacho Baberibe.

O mapeamento de risco elaborado pela CPRM aponta que cerca de 2.300 pessoas vivem em moradias de risco para enchente em União dos Palmares, enquanto  cerca de duas mil pessoas vivem em moradias de risco em Murici.

O Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Mundaú possui oito pontos de monitoramento nos rios Mundaú, Canhoto e Inhumas, com previsão hidrológica para os municípios de União dos Palmares e Murici (AL), beneficiando uma população de 89.064 habitantes. A bacia do rio Mundaú abrange uma área de 4.150km², sendo 52% em Pernambuco e 48% em Alagoas.

* Com informações da assessoria de imprensa do CPRM.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas