Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Marechal Deodoro volta a ser a capital de Alagoas no dia da Proclamação da República

Município de Marechal Deodoro foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (Iphan) em 2006

Marechal Deodoro, no Litoral Sul de Alagoas, é a sede do Governo do Estado neste dia 15 de novembro. Este ano é celebrado os 132 anos da Proclamação da República no Brasil. A cidade é berço do proclamador Marechal Deodoro da Fonseca e volta a ser capital por um dia.

O município de Marechal Deodoro foi tombado, em 2006, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (Iphan). Não há nenhum edifício na cidade, apenas casas. Todos os serviços públicos funcionam em casarios tombados. Uma delas é a casa onde nasceu Marechal Deodoro, em 5 de Agosto de 1827, onde ele viveu até os 16 anos. No local, funciona atualmente um museu.

Leia também

A professora Kissia Carlos, de 28 anos, conta que é de Maceió, mas sempre que tem momentos que valorizam a história, ela faz questão de participar. "Depois do momento atípico que passamos, é de fundamental importância valorizar as nossas raízes, a nossa cultura. É um momento muito histórico e sempre que posso venho com minha família".

A programação teve início às 9 horas, com a chegada das autoridades ao Palácio Provincial, em seguida teve homenagem a Deodoro com coroa de flores no busto do proclamador, hasteamento dos Pavilhões com Hino Nacional ao som das filarmônicas da cidade, assinatura do Convênio de Municipalização da via AL- 215, cortejo até o Museu Casa de Marechal Deodoro, solenidade no Museu Casa de Marechal Deodoro, assinatura da Ordem de Serviço | Revitalização do Jardim do Carmo, lançamento da Pedra Fundamental da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tipo II, Ordem de Serviço Revitalização e Melhorias Habitacionais no Povoado Pedras.

Professora Kissia Carlos
Professora Kissia Carlos | Foto: Clariza Santos

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas