Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Maragogi determina uso de máscara e cartão de vacinação em eventos

Medidas publicada em decreto ficam em vigor até 16 de dezembro; documento limita ocupação de até 500 pessoas em locais fechados

Dentre medidas implementadas para conter o avanço de casos de Covid-19, o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira (PP) determinou o uso obrigatório de máscara de proteção facial em ambientes abertos ou fechados no município, pelos colaboradores, funcionários públicos e privados e que no caso de eventos na cidade somente será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a 1ª dose e a 2ª dose ou a dose única do imunizante contra a Covid-19 ou que apresentem teste negativo realizado com no máximo setenta e duas horas de antecedência do evento, bem como a dose de reforço.

O prefeito Fernando Sérgio justifica em decreto publicado no Diário Oficial esta terça-feira (29) que as medidas pretendem reduzir as possibilidades de contágio do novo coronavírus e que será adotadas no âmbito municipal para o enfrentamento da emergência em saúde pública, entrando em vigor desde hoje (29) até de 16 de dezembro, podendo ser alterada a qualquer momento.

Leia também

O decreto municipal prevê forma de combater surto epidêmico de coronavírus, especialmente com o aparecimento de variantes e justifica as alegações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a nova variante Ômicron do coronavírus, que está rapidamente se espalhando pelo mundo, provocando infecções mesmo em pessoas que já se vacinaram ou que já se recuperaram da doença.

“É facultativo o uso da máscara facial, aos clientes, nas empresas públicas ou privadas no âmbito do município de Maragogi, mantendo-se as recomendações do decreto. Ficam autorizados, no âmbito municipal, durante a vigência do Decreto todos os setores autorizados nas FASES VERMELHA e LARANJA de forma integral; e as Instituições Particulares e Públicas do Ensino Fundamentais I e II, inclusive o ensino infantil, deverão ser ministradas presencialmente, cumprindo os protocolos sanitários propostos, inclusive creches, até vacinação infantil completa, estando todos os funcionários da educação vacinados, inclusive com a dose de reforço”, cita trecho do decretp.

Ficam autorizadas a entrada de ônibus e vans excursionistas, desde que obedeça aos protocolos sanitários e autorizada a realização de eventos públicos, privados, corporativos e manifestações religiosas, conforme protocolo sanitário. “Os eventos serão ilimitados, obedecendo à capacidade do local, e deverão formalizar o aviso prévio de 72h (setenta e duas horas) à vigilância epidemiológica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde”, detalha o decreto.

Para eventos esportivos, de lazer, artísticos, culturais, acadêmicos, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração de pessoas, em locais fechados até 500 (quinhentas) pessoas e liberados sem limitação do número de pessoas nos espaços abertos. “Art.6º A multa prevista nos art. 2º, §1º, deste Decreto, terá o valor de R$ 1.100,00 (hum mil e cem reais) para pessoas naturais (pessoas físicas) e R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais) para as pessoas jurídicas, podendo dobrar os valores em caso de reincidência”, informa.

Sobre as feiras livres em Maragogi, funcionarão normalmente aos sábados, das 5 às 15h, e conterá agente sanitário orientando feirantes e clientes. “Será permitido apenas feirantes locais; idosos, crianças e gestantes não devem ir à feira; uso facultativo de máscaras; e os consumidores obedecerão ao fluxo pré-determinado por fiscais".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas