Maior Cristo do mundo começa a ser construído em AL na próxima quarta

Escultura terá 70 metros de altura e 60 de envergadura, com capacidade para receber centenas de visitantes por dia

Na quarta-feira (7), a maior estátua de Jesus Cristo do mundo começará a ser construída no alto da cidade do Pilar, na Região Metropolitana de Maceió. A prefeitura do município apresentará o projeto para o trade turístico no mesmo dia, às 9h. A escultura terá 70 metros de altura e 60 de envergadura, com capacidade para receber centenas de visitantes por dia.

A obra está orçada em R$ 12,2 milhões, com investimento de recursos próprios de Pilar. O monumento integrará o complexo de turismo cultural e religioso localizado no Santo Cruzeiro, onde já estão instaladas a estátua gigante de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade, e a Via Sacra com peças do mestre artesão João das Alagoas.

Segundo a prefeitura, do mirante onde a estátua será construída, é possível ver a Lagoa Manguaba - a maior laguna do estado, margeada por uma bela extensão de mata atlântica.

O Cristo de Pilar va retratar Jesus ressuscitado e é assinado pelo artista cearense Markus Moura, que esculpiu o Cristo da cidade de Encantado (RS), que é, atualmente, o maior do Brasil, com 43,5 metros.

O monumento ainda terá um elevador interno, que levará ao mirante de vidro, localizado no coração do Cristo. O famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com 38 metros, atualmente é o 6º maior do mundo.

A cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, na próxima quarta (7), contará com a presença da população e da imprensa, que poderão passar pela experiência de subir de balão até a altura do mirante do coração do Cristo, para experimentar a vista que a estátua terá quando inaugurada. A base estrutural em ferro de algumas partes do corpo do Cristo, como as mãos e o rosto, já está pronta. Nos próximos meses, a população poderá escolher o nome da estátua por meio de uma campanha de comunicação.

“O turismo é uma das nossas quatro vertentes de desenvolvimento, para que possamos, por exemplo, gerar ainda mais emprego e renda em nossa cidade. Já resgatamos o Cine Pilarense, um dos poucos cinemas de rua do país, e a Casa da Cultura Arthur Ramos, entre outros equipamentos públicos que preservam a história de Pilar. Também temos a maior festa religiosa de Alagoas, que é a Festa de Nossa Senhora. Mas precisávamos de algo ainda maior. Com o Cristo, vamos roteirizar os nossos destinos e, portanto, atrair cada vez mais visitantes”, disse o prefeito do Pilar, Renato Filho.

A estátua do Cristo de Pilar deve inaugurar em julho de 2024. Até lá, o município – que já tem forte vocação para o turismo religioso – projeta a movimentação de até 700 visitantes por dia somente durante o período de construção.

Parque e qualificação do turismo

No entorno do Cristo de Pilar, um parque ambiental será construído. Posteriormente, o local terá banheiros públicos, espaço para a comercialização de souvenirs e de alimentação fora do lar, Posto de Informações Turísticas (PIT) e estacionamento para ônibus de categoria turística.

O projeto do complexo turístico de Pilar contempla a futura implantação de um teleférico – o primeiro de Alagoas – que descerá do Alto do Santo Cruzeiro até as margens da Lagoa Manguaba.

A apenas 27 Km do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e a 35 Km da capital alagoana, Maceió, Pilar tem investido no turismo como indutor da geração de emprego e renda para a população local.

Desbrave Pilar

A iniciativa Desbrave Pilar tem como objetivo colocar pilar no circuito do turismo regional – com a consolidação do turismo de staycation e bate-volta – e adaptá-la à tendência das viagens transformadoras, surgida no momento pós-pandemia, vem implantando novos pontos e experiências turísticas no município, a fim de atender visitantes e moradores, como é o caso do kartódromo internacional que está em construção na cidade.

*com informações da assessoria.