Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Maior Cristo do mundo começa a ser construído em AL na próxima quarta

Escultura terá 70 metros de altura e 60 de envergadura, com capacidade para receber centenas de visitantes por dia

Na quarta-feira (7), a maior estátua de Jesus Cristo do mundo começará a ser construída no alto da cidade do Pilar, na Região Metropolitana de Maceió. A prefeitura do município apresentará o projeto para o trade turístico no mesmo dia, às 9h. A escultura terá 70 metros de altura e 60 de envergadura, com capacidade para receber centenas de visitantes por dia.

A obra está orçada em R$ 12,2 milhões, com investimento de recursos próprios de Pilar. O monumento integrará o complexo de turismo cultural e religioso localizado no Santo Cruzeiro, onde já estão instaladas a estátua gigante de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade, e a Via Sacra com peças do mestre artesão João das Alagoas.

Segundo a prefeitura, do mirante onde a estátua será construída, é possível ver a Lagoa Manguaba - a maior laguna do estado, margeada por uma bela extensão de mata atlântica.

O Cristo de Pilar va retratar Jesus ressuscitado e é assinado pelo artista cearense Markus Moura, que esculpiu o Cristo da cidade de Encantado (RS), que é, atualmente, o maior do Brasil, com 43,5 metros.

O monumento ainda terá um elevador interno, que levará ao mirante de vidro, localizado no coração do Cristo. O famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com 38 metros, atualmente é o 6º maior do mundo.

A cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, na próxima quarta (7), contará com a presença da população e da imprensa, que poderão passar pela experiência de subir de balão até a altura do mirante do coração do Cristo, para experimentar a vista que a estátua terá quando inaugurada. A base estrutural em ferro de algumas partes do corpo do Cristo, como as mãos e o rosto, já está pronta. Nos próximos meses, a população poderá escolher o nome da estátua por meio de uma campanha de comunicação.

“O turismo é uma das nossas quatro vertentes de desenvolvimento, para que possamos, por exemplo, gerar ainda mais emprego e renda em nossa cidade. Já resgatamos o Cine Pilarense, um dos poucos cinemas de rua do país, e a Casa da Cultura Arthur Ramos, entre outros equipamentos públicos que preservam a história de Pilar. Também temos a maior festa religiosa de Alagoas, que é a Festa de Nossa Senhora. Mas precisávamos de algo ainda maior. Com o Cristo, vamos roteirizar os nossos destinos e, portanto, atrair cada vez mais visitantes”, disse o prefeito do Pilar, Renato Filho.

Artigos Relacionados

A estátua do Cristo de Pilar deve inaugurar em julho de 2024. Até lá, o município – que já tem forte vocação para o turismo religioso – projeta a movimentação de até 700 visitantes por dia somente durante o período de construção.

Parque e qualificação do turismo

No entorno do Cristo de Pilar, um parque ambiental será construído. Posteriormente, o local terá banheiros públicos, espaço para a comercialização de souvenirs e de alimentação fora do lar, Posto de Informações Turísticas (PIT) e estacionamento para ônibus de categoria turística.

O projeto do complexo turístico de Pilar contempla a futura implantação de um teleférico – o primeiro de Alagoas – que descerá do Alto do Santo Cruzeiro até as margens da Lagoa Manguaba.

A apenas 27 Km do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e a 35 Km da capital alagoana, Maceió, Pilar tem investido no turismo como indutor da geração de emprego e renda para a população local.

Desbrave Pilar

A iniciativa Desbrave Pilar tem como objetivo colocar pilar no circuito do turismo regional – com a consolidação do turismo de staycation e bate-volta – e adaptá-la à tendência das viagens transformadoras, surgida no momento pós-pandemia, vem implantando novos pontos e experiências turísticas no município, a fim de atender visitantes e moradores, como é o caso do kartódromo internacional que está em construção na cidade.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas