Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Laudo aponta aumento de cratera em condomínio em Satuba

Município decretou situação de emergência e aguarda reconhecimento por parte do Governo Federal

Duas crateras que surgiram após as fortes chuvas em um condomínio no município de Satuba continuam preocupando os moradores, já que uma delas, inclusive, aumentou de tamanho nos últimos dias. Por conta dos riscos, até o momento, o número de imóveis com risco total de desabamento cresceu de 10 para 20. A Defesa Civil do município decretou situação de emergência.

O capitão Douglas Gomes, chefe da Seção de Desastres Naturais da Defesa Civil Estadual, disse que o Estado já homologou o decreto e solicitou o reconhecimento por parte do Governo Federal.

“Foi feito estudo e encaminhado à Defesa Civil, que homologou a situação de emergência para o estado e foi enviado ao Governo Federal, solicitando o reconhecimento da situação de emergência. A partir desse momento, existe a Lei 14.986, que fala que o governo federal deve enviar recursos para resolver esse problema. Ele tem 10 dias para analisar o processo”.

Artigos Relacionados

O laudo elaborado pelo Núcleo de Defesa Civil do município de Satuba mostra que uma das crateras aumentou de tamanho, passando de 36m para 40m e sete metros de profundidade. Uma segunda mede 25m e sete de profundidade.

Devido ao risco de desabamento, 12 famílias já foram retiradas dos imóveis. Há também o risco de a cratera aumentar ainda mais de tamanho.

“A situação das famílias está sendo acompanhada tanto pelo município como pela Secretaria de Assistência Social, e, se continuar (aumentando), a gente pode retirar não somente essas 20 famílias como até mesmo tirar todas as pessoas do condomínio”, alertou o capitão.

O capitão explicou que o surgimento da cratera está relacionado ao acúmulo de água no sistema de drenagem.

“Como lá é a parte final do sistema de drenagem pluvial, o acúmulo de água fez pressão nas manilhas e ocorreu um tamponamento, a água não conseguiu escoar e veio abrir a cratera no condomínio”.