Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Incêndio consumiu 150 hectares da Serra dos Frios, diz IMA

Área de mata nativa em União dos Palmares reserva grande biodiversidade; controladas no domingo, chamas persistiram por quatro dias

Equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Corpo de Bombeiros vistoriam, na próxima sexta-feira (16), a área atingida por incêndio de grandes proporções registrado na Serra dos Frios, em União dos Palmares, município da Zona da Mata de Alagoas. Conforme levantamento preliminar, o fogo teria sido iniciado numa pastagem, já tendo consumido cerca de 150 hectares de vegetação nativa.

A vistoria contará com o apoio de militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que também irão verificar o total de área devastada.

Leia também

"A área atingida foi estimada por meio de sobrevoos que a equipe do Corpo de Bombeiros fez na região afetada", explica Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA. Segundo ele, ao que tudo indica, a área de vegetação nativa é a menor porção atingida pelo fogo.

Durante a vistoria preliminar realizada na segunda-feira (12), a equipe do IMA se deparou com indícios de que o fogo tenha sido iniciado numa área de pastagem. "Se isso se confirmar, o responsável poderá responder pela infração", assegurou Epitácio, citando legislação que trata especificamente da queima controlada, a Lei Estadual 7454/2013, que permite o uso do fogo em atividades agrícolas e silvipastoris, "observando-se os critérios técnicos e a real necessidade do uso do fogo".

Vegetação seca

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio teria começado na quarta-feira (08), persistindo até o domingo (11), quando os militares ainda tentavam conter focos que apareciam em áreas de difícil acesso. "Há uma combinação entre vegetação seca e solo também seco, além dos fortes ventos nesta região, o que contribuiu para que o fogo se alastrasse rapidamente", informou o major Luciano Virtuoso, do Corpo de Bombeiros.

Já os técnicos do setor de Gestão de Flora do IMA explicam que é possível que a vegetação nativa leve ao menos 10 anos para se recompor, caso não sofra novos impactos.

A Serra dos Frios possui a maior parte de sua área localizada no município de União dos Palmares, com uma porção bem menor compreendendo o município de Branquinha. Os dois municípios, por sua vez, estão inseridos na APA de Murici, região que ainda guarda importantes fragmentos do bioma Mata Atlântica em Alagoas.

Além de União dos Palmares e Branquinha, a APA de Murici é formada ainda pelos municípios de Murici, São José da Lage, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Joaquim Gomes, Messias e Flexeiras.

Segundo informações do setor de Geoprocessamento, o IMA já registrou, desde o mês de novembro, 65 focos de fogo dentro de Unidades de Conservação. Há, inclusive, registros em todas as APAs estaduais: Pratagy, Catolé e Fernão Velho, Santa Rita, Murici e Marituba do Peixe.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas