Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Ibama deve visitar nova área com manchas de óleo em Japaratinga, neste sábado

Fragmentos foram localizados por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas que monitoram áreas de proteção ambiental

Novos fragmentos de manchas de óleo foram encontrados na Praia do Boqueirão, em Japaratinga, Litoral Norte de Alagoas. A descoberta foi feita pela equipe da Pesquisa Ecológica de Longa Duração da Universidade Federal de Alagoas (Peld/Ufal), nessa sexta-feira (29).

Os pesquisadores monitoram o recife de arenito da praia desde outubro, quando foram descobertas as primeiras manchas de óleo no local. A intenção é saber os possíveis impactos causados pelo material.

"Esses fragmentos de óleo foram encontrados acumulados no substrato e no recife de arenito. A gente monitora há algum tempo, com algumas outras instituições, e não foi a primeira vez que encontramos. Foi num lugar que já tinha encontrado óleo antes, uma das regiões mais atingidas pelo óleo na Apa [Área de Proteção Ambiental] Costa dos Corais. São manchas que chegaram em outubro e se acumularam. Continuamos monitorando para saber o impacto que isso vai ter", conta o coordenador de campo do Peld, Ricardo Miranda.

O biólogo destaca que as autoridades já foram acionadas. "Já comunicamos ao Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] e ao pessoal do ICMbio [Instituto Chico Mendes]. Eles devem fazer uma visita na área hoje. Não confirmaram, mas nós já passamos as coordenadas geográficas e estamos com essa expectativa", conclui o pesquisador.

Tags