Município de Girau do Ponciano atualiza e moderniza a educação

Um grupo de professores e professoras vai à campo nas casas das famílias dos alunos para saber o motivo das faltas

Após o período das aulas em casa, pela internet, o Brasil identificou a falta de alunos e alunas nas aulas presenciais nas salas de aula, e não foi diferente em Girau do Ponciano, no Agreste alagoano. Por lá, a secretaria municipal de educação tem feito a busca ativa dos alunos que não voltaram às salas de aula.

Um grupo de professores e professoras vai à campo nas casas das famílias dos alunos para saber o motivo das faltas, e providenciar a volta dos estudantes. Como resultado dessa busca ativa, vários alunos estão de volta à escola nas aulas presenciais.

Além disso, a educação municipal de Girau do Ponciano tem atuado no reforço do ensino e na preparação das turmas do 5º e 9º anos, para a prova SAEB [Sistema de Avaliação da Educação Básica], que identifica a qualidade do ensino em todo o país.

Para reforçar a preparação para o Saeb, foram montadas oficinas colaborativas em cada escola municipal envolvida com esse sistema de avaliação. O esforço visa a manutenção dos resultados positivos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Em 2019, ano da realização do último IDEB, o município alcançou todas as metas indicadas pelo Ministério da Educação, pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, e pelo próprio sistema de Ensino Municipal.

Girau do Ponciano foi também o primeiro município alagoano a introduzir a robótica em sua grade curricular de ensino. Agora, com o retorno das aulas presenciais, o município trabalha na atualização de métodos pedagógicos para serem trabalhados em sala de aula.

De acordo com a secretária municipal de educação de Girau do Ponciano, professora Quitéria, a hora é de muito trabalho, justamente para retomar a qualidade no ensino presencial após esse período de distanciamento social. “O esforço está sendo gratificante, com os resultados alcançados por todos e todas que fazem a secretaria de educação de Girau do Ponciano”, afirma.

Girau do Ponciano atualiza e moderniza a educação - Foto: Divulgação