Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Feira clandestina é interditada após abordagem da FPI em Piranhas

Espaço não apresentava estrutura adequada para animais e criadores

Uma feira clandestina de animais que funcionava no distrito de Piau, em Piranhas, Sertão de Alagoas foi interditada, na manhã deste sábado (26), por diversas irregularidades. A ação ocorreu durante uma abordagem educativa a Equipe de Produtos de Origem Animal, da Fiscalização Integrada Preventiva (FPI) do São Francisco.

Funcionando às margens da rodovia estadual AL-220, o espaço não apresentava estrutura adequada para animais e criadores, também não tinha o Registro de Evento Agropecuário (documento que autoriza o funcionamento da feira) e nem responsável técnico veterinário para monitorar a saúde dos animais.

Leia também

Os criadores que comercializavam na feira clandestina, consequentemente, não possuíam a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que possibilita a rastreabilidade das propriedades com vacinação dos animais atualizada e autoriza o trânsito deles da propriedade até a feira.

“O maior problema das feiras clandestinas é o risco sanitário. Porque nelas não há garantia que os animais comercializados estão vacinados. Isso é um risco porque um animal doente pode contaminar outros que estão na feira, e, até mesmo propagar a doença por rebanhos da região”, explica o coordenador da Equipe de Produtos de Origem Animal, George Gomes.

Espaço não apresentava estrutura adequada para animais e criadores
Espaço não apresentava estrutura adequada para animais e criadores | Foto: Ascom FPI

EDUCAÇÃO SANITÁRIA

Na oportunidade, a equipe da FPI informou aos criadores da interdição da feira e os orientou a buscar um ponto de comercialização legalizado; assim como, a vacinar os animais e a fazerem a emissão da GTA ao realizarem o transporte dos animais.

Como a feira clandestina ocupava a área do antigo abatedouro, que está desativado, a Prefeitura Municipal de Piranhas foi autuada e orientada a fiscalizar e impedir a concentração de animais no local.

Com a feira finalizada e os criadores orientados sobre as exigências sanitárias
Com a feira finalizada e os criadores orientados sobre as exigências sanitárias | Foto: Ascom FPI

Os currais improvisados foram interditados e a gestão municipal ainda foi notificada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) por conta da ausência de um responsável técnico para assegurar o bem-estar dos animais.

Com a feira finalizada e os criadores orientados sobre as exigências sanitárias, os gestores municipais foram instruídos, e, caso tenham interesse em regularizar a feira, devem estruturar o espaço e cadastrar o evento agropecuário na Agência de Defesa Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), seguindo todas as normativas para legalização do comércio de animais.

Integra a Equipe de Produtos de Origem Animal, da Fiscalização Integrada Preventiva (FPI) do São Francisco, representantes da ADEAL, CREA, CRMV, IMA, BPA e PRF.

*Com informações da assessoria

Integra a equipe representantes da ADEAL, CREA, CRMV, IMA, BPA e PRF.
Integra a equipe representantes da ADEAL, CREA, CRMV, IMA, BPA e PRF. | Foto: Ascom FPI

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas