Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Famílias deixam casas em Murici após elevação do nível do rio Mundaú

Equipes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estão acompanhando a situação nas cidades alagoanas

Em Murici, famílias que vivem às margens do rio Mundaú começaram a deixar suas casas quando a chuva se intensificou nesta quarta-feira (25).

O coordenador da Defesa Civil de Murici, Geraldo Anízio, informou que, desde a enchente de 2010 – que fez estragos no município –, os moradores ficaram mais atentos ao nível do rio Mundaú, que hoje à tarde chegou a 5 metros.

“Por enquanto está tudo tranquilo por aqui, tem diminuído o volume de chuvas, mas o rio subiu e está com 5 metros. O transbordamento ocorre quando chega próximo de 6 metros. Agora quando começa a chover muito as famílias já correm para lugares mais altos”, destacou Geraldo Anízio, em entrevista à Gazetaweb.

Equipes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estão acompanhando a situação nas cidades alagoanas, realizando a medição do nível do rio em União dos Palmares e também em Santana do Mundaú.

A bacia do rio Mundaú abrange uma área de 4.150km², sendo 52% no estado de Pernambuco e 48% em Alagoas. O monitoramento da bacia conta com o apoio da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH).

Artigos Relacionados

Em Penedo

O município de Penedo recebeu em menos de 24 horas a maior quantidade de chuva registrada no município desde 1935, ano em que começou o monitoramento da pluviosidade no município onde mais de 250 milímetros caíram entre a noite de ontem (24) e esta quarta-feira (25).

Segundo a assessoria da Prefeitura de Penedo, a média recorde de chuvas causou transtornos como deslizamentos de terra em áreas de encosta, desmoronamento de imóveis (sem vítimas fatais), alagamento de ruas e transbordamento da lagoa do Oiteiro e dos canais de escoamento do corpo hídrico localizado na parte baixa da cidade.

O resultado disso foi a inundação da localidade conhecida como Jatobá e outras áreas no entorno da lagoa, problema que a Prefeitura de Penedo agiu de forma emergencial, abrindo trecho da Rodovia Mário Freire Leahy para direcionar a água em direção ao Rio São Francisco.

A Prefeitura de Penedo está acolhendo pessoas desabrigadas nas escolas municipais Douglas Apratto Tenório e Irmã Jolenta, ponto de entrega de doação de água, alimentos não perecíveis, roupas, colchões, lençóis e itens de higiene pessoal, material que o governo Ronaldo Lopes também providenciou, assim com a distribuição de cestas básicas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas