Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Família denuncia que corpo de idoso foi trocado em hospital no interior de AL

Parentes de Manoel Ferreira Damasceno pedem a exumação do cadáver; em nota, a unidade de saúde informou que o erro nunca aconteceu

A família de Manoel Ferreira Damasceno, alegando que o corpo do idoso de 98 anos foi trocado por outro, na Unidade de Emergência do Agreste de Alagoas em Arapiraca, pediu que a exumação do cadáver para comprovar o fato e punir os culpados.

O caso envolve uma família de Delmiro Gouveia e outra de Olho D’Água das Flores. Ao site italotimoteo.com.br, a neta do idoso, que não quis se identificar, relatou que foi comunicada da morte no último domingo (11) e que, devido às chuvas intensas que atingiram Alagoas no fim de semana, o corpo foi recolhido apenas na manhã da segunda-feira (12).

Leia também

Ainda de acordo com a neta, ao ser atendida pela Assistência Social, na Unidade de Saúde, ela pediu para reconhecer o corpo, mas foi informada de que o procedimento não é permitido. O funcionário da unidade ainda pediu que a neta procurasse a funerária para obter uma foto do rosto.

Já no cemitério, a neta cobrou pela fotografia a um dos funcionários presente no momento. Ela conseguiu ter acesso a uma imagem que estava anexada ao saco do corpo. Ao ver a foto, não reconheceu o avô. Assim, a família pediu para abrir o caixão e, segundo a neta, comprovaram que de fato não era Manoel Ferreira Damasceno.

À reportagem do site, a ela ainda relatou que voltou ao hospital para comunicar o ocorrido a direção, que teria atribuído o erro à funerária. Por meio de nota, o HE informou que nunca ocorreu esse tipo de episódio no hospital, sendo o primeiro a criar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), garantindo um atendimento cada vez mais humanizado aos usuários da unidade pública de saúde.

“Nesse caso específico, o outro paciente tinha era homônimo, ou seja, ambos tinham os mesmos nomes. A enfermeira de plantão, por um equívoco, colocou a ficha no outro paciente é ocorreu a troca. A direção do hospital já conversou com familiares dos pacientes, explicou o motivo da troca e abriu um procedimento administrativo interno”, diz trecho publicado no site italotimoteo.com.br.

As duas famílias envolvidas no caso registaram Boletim de Ocorrência nas delegacias de Delmiro Gouveia e Arapiraca e aguardam que o caso seja investigado. Além disso, os familiares esperam a realização da exumação do corpo, que estava prevista para acontecer nesta terça (13), após o recebimento de uma decisão judicial.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas