Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Estudantes do Pilar participam de aulão preparatório para a Prova Brasil 2023

Na ocasião, eles puderam aprimorar os conhecimentos em português e matemática, competências exigidas no exame nacional

Alunos dos oitavos anos da Escola Municipal Embaixador Renato de Mendonça, no Pilar, participaram, pela primeira vez, de um aulão visando à Prova Brasil do ano que vem. Durante o encontro realizado no Cine Pilarense, os estudantes contaram com a alegria e inovação dos professores para aprimorar seus conhecimentos em português e matemática, competências exigidas no exame nacional.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Clewinho Cavalcante, o evento buscou fortalecer a preparação dos alunos que, em 2023, farão a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Só teremos acesso ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no próximo mês de agosto. Mas decidimos não esperar sentados pelo resultado, já iniciando a preparação dos nossos alunos, com foco em português e matemática”, explicou o secretário.

Leia também

Cavalcante revela, ainda, que a rede municipal também irá disponibilizar, no contraturno, uma espécie de recomposição para os alunos dos nonos anos que, por qualquer motivo, viram-se prejudicados durante a pandemia. “Estamos fazendo de tudo para que nossos alunos evoluam cada vez mais, dentro e fora da sala de aula”, reforçou.

O prefeito do Pilar, por sua vez, destacou a importância de o estudante pilarense aprender se divertindo, reafirmando seu compromisso com a educação pública e de qualidade. “A alegria que se vê no semblante de cada aluno contagia a todos nós. O ânimo e a empolgação são diferentes daquilo observado lá atrás porque nós estamos não apenas cuidando do presente, mas também olhando para o futuro. Parabenizo o secretário Clewinho e equipe, que seguem trabalhando rumo à excelência em educação no estado, para que possamos formar gerações preparadas para quaisquer desafios”, discursou Renato Filho.

Entenda

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem e explica esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite, ainda, que as redes municipais e estaduais avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes, garantindo subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Ideb, por sua vez, é calculado conforme o aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e o fluxo escolar (taxa de aprovação). No último Ideb, em 2019, Pilar obteve nota 4.9 e atingiu não só a meta projetada para aquele ano, superando também a média nacional, que ficou em 4.2.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas