Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Estado de Alagoas recebe a primeira unidade Sesi Tec do país

Em parceira com MVV e Prefeitura, Lyra leva a Craíbas modelo de formação inovador

Idealizado pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), e definido como o novo formato da Indústria do Conhecimento, programa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que levou informação e cultura a todos os estados brasileiros, o Sesi Tec chega primeiro a Alagoas. Numa parceria do Sesi/AL com a Mineração Vale Verde (MVV) e a Prefeitura do município, a primeira unidade do país foi inaugurada nesta sexta-feira, 30, em Craíbas, no Agreste alagoano.

Alagoas recebe a primeira unidade Sesi Tec do país

O Sesi Tec é um espaço de criação, onde seus usuários podem acessar informação, tecnologia e apropriar-se de conhecimentos em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática. “Nosso objetivo é melhorar a qualificação dos jovens na cidade de Craíbas. Aqui eles receberão conhecimento para ingressar no mercado de trabalho atendendo as áreas onde a Vale Verde tem carência”, disse o diretor regional do Sesi e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade.

Inicialmente, ressaltou Lyra, o Sesi Tec atenderá às demandas da Mineração Vale Verde, mas, a unidade está preparada para atender às novas indústrias que venham a se instalar no município e na região. Para o líder empresarial, a formação tecnológica e a educação inovadora disponibilizada na unidade Sesi Tec inaugurada em Craíbas beneficiará, diretamente, a população do município.

A presença de populares, junto com autoridades municipais, marcou a inauguração da primeira unidade Sesi Tec do país. Como diretor regional do Sesi, José Carlos Lyra destacou a implantação de energia solar e sistema de reuso de água naquela unidade, que tem área total útil de 188m², com área construída de 207m².

O objetivo é que a comunidade local seja a principal beneficiada com as oficinas e cursos e com o modelo de educação empreendedora que ali serão realizados. Os usuários da unidade Sesi Tec vão conhecer a realidade do mundo do trabalho, desenvolvendo conhecimento e entendimento baseado na própria experiência.

Na condição de diretor geral, o engenheiro Tony Lima representou a Vale Verde na inauguração em Craíbas, destacando a importância da educação para o desenvolvimento humano. “Esse é um empreendimento vitorioso, pois seu retorno é a educação. Que essa estrutura seja muito e bem utilizada para formamos novos líderes”, afirmou Lima, ressaltando que a parceria com o Sesi e a Prefeitura também materializa o projeto “Construindo Legados”, que a mineradora tem entre suas ações sociais.

Convidado para a solenidade, o deputado estadual Fernando Pereira, que é da região, destacou as ações do empresário José Carlos Lyra no sentido de levar conhecimento e formação aonde tem indústria. O parlamentar disse que o município de Craíbas viveu, na inauguração do Sesi Tec, um momento muito feliz, que deverá ser aproveitado por sua população. “Aplaudimos a união de esforços que contribuem para qualificação de nossos jovens”, afirmou Fernando Pereira.

Por sua vez, o prefeito do município, Téofilo Pereira, agradeceu a parceria com o Sesi e a Mineração Vale Verde para a construção, no município, da primeira unidade Sesi Tec do país. “Sozinhos, nada fazemos. A parceria nos trouxe a esse momento, início de uma nova realidade para a nossa população, especialmente para a juventude”, afirmou o prefeito que, junto com as demais autoridades, incluindo vereadores do município, descerrou a placa inaugurativa.

*Com Assessoria