Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Equatorial é cobrada após cidades ficarem mais de 12h sem energia elétrica

Empresa assumiu nesta semana a administração da Ceal e vem acumulando críticas depois de apagões

No escuro por mais de 12 horas, a cidade de Marechal Deodoro sofreu com mais um apagão, que durou da tarde de ontem (21) até a manhã desta sexta-feira (22). É o terceiro apagão registrado no Estado, desde que a Equatorial Energia assumiu a concessão para distribuição de energia elétrica em Alagoas. Nas redes sociais e nas ruas, alagoanos relatam insatisfação com o serviço de atendimento, além de instabilidades no fornecimento.

Os problemas em Marechal Deodoro começaram no final da manhã dessa quinta-feira (21), segundo relatos de moradores, com frequentes quedas no fornecimento de energia em diversas localidades. Por volta das 14h, o apagão começou. Para Ana Carolina, gestante de seis meses, as horas pareciam não passar. Segundo ela, diversas residências ficaram completamente no escuro desde o começo do blecaute, das 14h horas da quinta até às 10h da manhã desta sexta-feira.

Leia também

"Amigos meus passaram a madrugada inteira sem conseguir dormir, com crianças pequenas em casa, com medo de perder os alimentos da geladeira. Foi horrível. Escuro, calor e mosquito. Eu estou gestante e tive um problema, estava de cama, então foi ainda pior", relata a moradora.

Para ela, que também é técnica em radiologia, a falta de energia prejudicou pacientes e doentes que buscavam por socorro no Hospital 24h de Marechal Deodoro. "O atendimento foi cancelado e os casos de urgência eram encaminhados para UPA do francês ou HGE. A UPA passou um tempo sem energia também, mas não tão longo como no 24h", finalizou Ana Carolina, que reside há 21 anos no município.

Imagem ilustrativa da imagem Equatorial é cobrada após cidades ficarem mais de 12h sem energia elétrica
| Foto: FOTO: Felipe Brasil

Prejuízos

Além de prejudicar o funcionamento dos serviços de saúde, o apagão foi o responsável por fechar quase todo o comércio de Marechal Deodoro, que ainda contabiliza os prejuízos causados pela pane no fornecimento de energia elétrica.

Segundo Neto Lima, de 27 anos, o negócio da família teve que ser fechado mais cedo. A mercearia, gerida pelo seu avô, teve um freezer queimado, além de lâmpadas e aparelhos elétricos.

"A falta de energia durou a noite inteira, mas vinha e voltava, ficava oscilando. Foi isso que causou os prejuízos. Além dos equipamentos do comércio do meu avô, tivemos ainda eletrodomésticos queimados em casa. ainda não sabemos o que fazer", relata o jovem.

Piaçabuçu e Penedo

Moradores de Piaçabuçu também relatam que ficaram a madrugada e a manhã desta sexta-feira (22) sem energia elétrica. A Equatorial Energia, no entanto, não confirma ocorrências na região. Uma moradora relatou que tentou entrar em contato com a empresa por diversas vezes, através do telefone 0800 082 0196, porém a ligação não completava. A Equatorial Energia afirma que o serviço está funcionando normalmente.

"Faltou energia umas 2 horas da manhã, uma equipe chegou umas 9h e a energia só voltou no começo da tarde. Estava chovendo muito na cidade", diz a moradora Maria da Conceição, de 49 anos. Na tarde desta sexta-feira, também foi registrado falta de energia nos municípios de Penedo e, novamente, em Piaçabuçu.

No Instagram, internautas aproveitaram a primeira e única postagem da Equatorial Energia para expor os problemas que vêm enfrentando. "Aqui, na Massagueira, a energia está caindo várias vezes", comentou Carlos Sérgio. " (...)Se for continuar com essa palhaçada vocês avisam porque compro um candeeiro", postou a internauta Carolayne. Antônio, de Marechal Deodoro, pediu respeito "Absurdo!!! Mais de 8h sem energiaaaa! Respeitem!!", postou.

Outro lado

A Equatorial energia já havia se posicionado acerca dos apagões anteriores e afirmou que desconhece ocorrências na cidade de Piaçabuçu. Por meio de nota, a empresa explicou que equipes foram acionadas imediatamente, após o blecaute em Marechal Deodoro. Confira mais sobre os outros apagões e a nota da empresa sobre o ocorrido.

Nota de Esclarecimento

Ocorrências Marechal Deodoro

A Equatorial Energia Alagoas informa que um defeito num equipamento da rede de alta tensão causou a interrupção do fornecimento para Marechal Deodoro por volta das 14h desta quinta-feira (21). Equipes técnicas foram imediatamente acionadas para realizar os reparos necessários. 

Por meio de manobras do sistema elétrico, o fornecimento foi normalizado para a maior parte das localidades afetadas por volta das 18h de quinta-feira (21), sendo totalmente restabelecido às 9h48 desta sexta-feira (22), após a conclusão dos reparos. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas