Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Defesa Civil suspende Operação Carro-Pipa em 12 municípios do Sertão

Cidades sertanejas tiveram chuvas acima da média, enchendo cisternas

O volume de chuvas previsto para o mês de janeiro já supera a média esperada para o Sertão de Alagoas. Nos últimos quatro dias, choveu bastante em várias cidades da região e a Defesa Civil Estadual suspendeu, temporariamente, a partir da próxima segunda-feira (25), o abastecimento de água, feito pela Operação Carro-Pipa, em 12 das 38 cidades contempladas e que sofrem com os efeitos da seca. A informação foi confirmada, àGazetaweb, pelo coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés Melo.

Com a quantidade de precipitação, as cisternas instaladas nos povoados encheram para a alegria do sertanejo e não é mais preciso levar a água nos caminhões. Além disso, sempre que chove vários trechos de rodovias ficam interditados, impossibilitando a passagem de veículos de carga. Este também foi um dos fatores que levaram a Defesa Civil a tomar a medida de suspender o abastecimento na região.

Leia também

A determinação alcança povoados dos municípios de São José da Tapera, Delmiro Gouveia, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Mata Grande, Santana do Ipanema, Igaci, Maravilha, Poço das Trincheiras, Dois Riachos, Major Izidoro e Cacimbinhas. Agora, os técnicos da Defesa Civil devem ir a estas localidades providenciar o tratamento da água da chuva que acumulou nas cisternas, tornando-a portável. 

Conforme o major Moisés Melo, dia 16 de fevereiro uma nova avaliação será feita pelas equipes para verificar a situação do abastecimento nestes povoados. Até lá, possivelmente, a Operação Carro-Pipa fica suspensa nas localidades. As condições de outras cidades que tiveram chuvas nestes período também estão passando por análise da Defesa Civil Estadual.

"O volume de chuvas para o mês de janeiro já supera a média calculada que era de 36 milímetros para o Sertão e 42 milímetros para o Sertão do São Francisco. Porém, não há nada alarmante no momento para esta região. A previsão é de pancadas de chuvas acompanhadas de raios. O que merece uma atenção são as cidades de União do Palmares e Satuba, que, nas últimas 96 horas, choveu 115 milímetros e 100,4 milímetros, respectivamente", destaca o major Moisés Melo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas