Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Casal diz que fornecimento é deficiente em 19 cidades por culpa da Eletrobras

Companhia divulgou nota denunciando o problema; Eletrobras disse que busca solução para situação

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) divulgou, nesta sexta-feira (11),  nos jornais que circulam no estado, uma nota onde informa que está impossibilitada de regularizar o abastecimento de água das 19 cidades que integram o Sistema Coletivo da Bacia Leiteira. O problema estaria no fornecimento de energia elétrica da região.

Segundo a companhia, as quedas de tensão, oscilações e interrupções de energia são constantes nas Estações Elevatórias e Captações dos municípios de Pão de Açúcar e Olho d'Água das Flores, o que prejudica o funcionamento dos equipamentos da Casal.

A nota informa que o problema persiste desde o mês de novembro e que diversas solicitações para regularização do fornecimento de energia já foram feitas à Eletrobras Distribuição Alagoas, mas até esta sexta-feira ainda não houve a normalização do fornecimento de energia. 

"O problema que impede a Casal de operar regularmente suas elevatórias e captações decorre da deficiência na quantidade e na qualidade da energia nos alimentadores que fornecem energia da rede de distribuição da Eletrobras para o Sistema Coletivo de Abastecimento de Água da Bacia Leiteira", diz a nota. 

A Companhia informa ainda que a tensão fornecida nos alimentadores está abaixo do limite mínimo permitido pela legislação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "Há ainda desequilíbrios entre as fases dos alimentadores, ocasionando a impossibilidade de partida dos equipamentos da Casal para abastecimento de água, além de provocarem o desligamento dos equipamentos quando a tensão chega ao ponto crítico". 

Versão da Eletrobras

Por meio da assessoria de comunicação, a Eletrobras informou que tem conhecimento da situação e está adotando medidas pra solucionar o problema. São ações de curto e médio prazos. 

"Estamos alterando as configurações do sistema, o que, a curto prazo, já vai surtir um efeito. A médio prazo, é a construção de uma linha de distribuição de alta tensão que interligam as subestações de Delmiro Gouveia e Olho d'água das Flores", esclareceu.

Tags