Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Caminhões são flagrados durante operação na BR-101 burlando lei ambiental

Um caminhoneiro foi preso durante ação da PRF e do Ibama

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizaram, nesta terça-feira (8), uma operaçãoem São Miguel dos Campos,com o intuito de combater crimes ambientais.

A ação fiscalizou caminhões que transitavam pela BR-101. Um veículo foi apreendido por estar com umaparato irregular.

Leia também

De acordo com informações da assessoria da PRF, o equipamento burla os dados de poluentes do caminhão.  Por conta disso, o caminhoneiro que conduzia o veículo foi detido.

Ainda segundo informações da PRF, a lei ambiental determina que os caminhões fabricados a partir de 2012 devem ser equipados com um catalisador para redução da poluição. Também é obrigatório que seja adicionado ao combustível um produto chamado Arla 32, que ao se misturar com os gases da combustão do diesel, há a quebra das moléculas de poluentes, fazendo com que haja uma diminuição dos níveis de poluição emitidos pelos veículos. Para verificar se o produto está sendo usado, os agentes da PRF e do Ibama utilizaram um equipamento chamado de refratômetro. 

Durante a ação, foram encontradas irregularidades, como o não uso do Arla 32 e a utilização de emulador, equipamento que burla o funcionamento do sistema catalisador, fazendo com que a emissão de poluentes não diminuam.

De acordo com a PRF, os infratores alegam o aumento dos custos com o frete para justificar as irregularidades e o não cumprimento do que prevê a legislação ambiental. Segundo eles, a cada 100 litros de combustível, cinco litros de Arla é consumido, o que elevaria o frete em cerca de 5%.

Depois de detido, o caminhoneiro foi levado para a Delegacia de Polícia Civil em São Miguel dos Campos, onde foi enquadrado no crime previsto no art. 54 da Lei 9605/98, por causar poluição que possa resultar em danos à saúde humana. Após julgado, ele pode ser condenado a detenção de um a quatro anos e multa. O caminhão ficou apreendido e só deverá ser liberado após a regularização, com a retirada do emulador.

As multas administrativas que podem ser aplicadas em casos irregulares variam de R$ 1 mil a R$ 50 milhões de reais, dependendo de alguns fatores como porte da empresa proprietária do veículo, do nível de poluição emitido e do dano causado ao meio ambiente.

Imagem ilustrativa da imagem Caminhões são flagrados durante operação na BR-101 burlando lei ambiental
| Foto: FOTO: Cortesia/PRF

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas