Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Após pandemia, Riacho Doce volta a festejar padroeira com procissão

Ato religioso volta acontecer depois de uma pausa de dois anos, em razão da pandemia da Covid-19

Os fiéis da Comunidade de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Riacho Doce, no Litoral Norte da capital alagoana, voltarão a festejar a padroeira com a tradicional procissão nesta quinta-feira (8). A procissão deve começar às 16h. O consagrado ato religioso volta acontecer depois de uma pausa de dois anos, em razão da pandemia da Covid-19.

Durante dez dias, os devotos se reunirão para participar dos festejos durante o novenário. Para Dayse Barros, que desde criança é devota assídua das festas de Imaculada Conceição, o retorno da procissão traz muita comoção e felicidade para a comunidade.

Leia também

“É uma emoção muito grande. O sentimento é de gratidão e alegria. Pois mesmo em meio a pandemia, Nossa Senhora da Conceição nunca nos abandonou e seu povo continuou fiel a Deus e a ela. A procissão também é uma maneira de reconhecer e testemunhar nossa fé”, disse.

Já o Padre Francisco Calheiros, administrador da Paróquia Sagrada Família de Nazaré, no bairro de Jacarecica, a qual pertence à comunidade, reforçou que o sentimento de alegria demonstrado por Dayse sobre a volta de Nossa Senhora às ruas.

“O retorno da procissão pelas ruas depois desse período pandêmico é justamente para recuperar a alegria do povo, o amor dos devotos à Virgem Maria. Poder. Sair com a imagem dela, novamente, pelas ruas da comunidade é uma alegria imensa, onde ela vai poder abençoar e proteger todas as famílias daqui da comunidade”, contou o padre Francisco Calheiros.

Durante todas as noites do novenário deste ano, as celebrações eucarísticas fizeram uma reflexão sobre o tema escolhido para a festa: “Com a Mãe Imaculada, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”. Durante as festividades, subtemas também foram apresentados aos fiéis.

Para o padre Francisco Calheiros, o tema escolhido para a festa segue a mesma reflexão feita pelo Santuário Nacional de Aparecida. “Todos os anos buscamos usar o tema proposto pelo Santuário Nacional de Aparecida. Neste ano com a particularidade do sínodo, trabalhamos com essa necessidade de vivermos uma participação maior como povo de Deus”, enfatizou.

Os preparativos para o dia festivo começaram no dia 29 de novembro com a novena solene, seguida da procissão da bandeira, que saiu da residência da família dos devotos Cláudio e Helena Pereira e partiu em direção à igreja, onde houve o hasteamento da bandeira, dando início às celebrações das noites da novena com a santa missa, que acolheu convidados, noiteiros e fiéis da comunidade.

Após a procissão, será feita a bênção do Santíssimo Sacramento, agradecimentos da festa, sorteio da rifa da padroeira e a descida da bandeira, entregando ao novo padrinho ou madrinha da festa de 2023.

A organização da festa orienta os devotos para que não ocorra descuido com as medidas sanitárias, que devem ser tomadas para evitar o contágio da Covid-19, como o uso de máscara, álcool 70% e distanciamento social, pois ainda há registros de diagnósticos de casos da doença no estado.

O DOGMA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

A Imaculada Conceição é a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original, um dogma católico, proclamado pelo Papa Pio IX, em sua bula Ineffabilis Deus, no dia 8 de dezembro de 1854. Segundo a Igreja Católica, o dogma é sustentado pela Bíblia, a exemplo de quando Maria foi cumprimentada pelo anjo Gabriel como “cheia de graça”, bem como pelos escritos dos padres da igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Encerramento - Dia 8/12 - (quinta-feira).

Convidados: Madrinha do altar (Dirlene e famílias), madrinha do andor da padroeira (Climerita e família), todas as comunidades, movimentos e pastorais da Paróquia Sagrada Família de Nazaré, em Jacarecica.

Manhã:

6h - Alvorada festiva.

7h30min - Hino Solene “Te Deum”.

8h - Missa Solene da padroeira.

Presidente da celebração: Padre Francisco Calheiros (Administrador Paroquial).

Animadores: Coral Imaculada Conceição (Riacho Doce).

Tarde:

15h - Missa Festiva .

Presidente da celebração: Padre Márcio Nunes (Vigário Paroquial).

Animadores: Emerson e Nena (Riacho Doce).

16h30min - Solene Procissão em honra a Nossa Senhora da Conceição.

Animadores: Musical Faz-me Fiel (Riacho Doce).

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas