Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Após atingir cota de inundação, Rio Mundaú transborda e afeta cidades de AL

Rio está operando acima da cotação desde o fim de semana; previsão da CPRM é de que o nível continue subindo devido às chuvas

Atingindo a cota de inundação, as águas do Rio Mundaú transbordaram e atingiram os municípios de União dos Palmares e Murici neste último fim de semana. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (15), pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Em razão da situação, o órgão emitiu um alerta sobre o aumento do nível e informou que previsão é de que o rio continue subindo, tendo em vista a continuidade da previsão de chuvas.

Segundo o CPRM, que monitora o comportamento dos rios na bacia, o rio Mundaú se encontrava, durante a tarde desta segunda (15), com 4,11 metros - valor acima da cotação de inundação, que é de 3,11 no município. Já em Murici, o rio atingiu a cotação no domingo e permanece em alerta até esta segunda (15).

O monitoramento também informa que o Rio Canhoto está acima da cota de inundação em São José da Laje, onde a água já atingiu 3,59 metros.

O Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do Rio Mundaú possui oito pontos de monitoramento nos rios Mundaú, Canhoto e Inhumas, com previsão hidrológica para os municípios de União dos Palmares e Murici (AL), beneficiando uma população de 89.064 habitantes. A bacia do rio Mundaú abrange uma área de 4.150km², sendo 52% em Pernambuco e 48% em Alagoas. 

* Com informações da assessoria de imprensa da CPRM.

Tags