Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Voluntários que tiveram Covid-19 e desejam doar sangue devem aguardar dez dias

Novo período de quarentena deve ser seguido, também, por aqueles que tenham testado positivo para a doença pandêmica, mas, estão assintomáticos

A partir de agora, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) passa a adotar novos critérios para os voluntários que tiveram Covid-19 e desejam se candidatar à doação de sangue. Conforme estabeleceu o Ministério da Saúde (MS), os candidatos devem aguardar uma quarentena de apenas 10 dias antes da doação, contados após a recuperação da doença provocada pelo novo coronavírus. O novo período de quarentena deve ser seguido, também, por aqueles que tenham testado positivo para a doença pandêmica, mas, estão assintomáticos.

A medida já está em vigor e aboliu o critério anterior. Até a semana passada, após se recuperar da Covid-19, os voluntários tinham que aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. No caso dos voluntários que tiveram contato próximo com uma pessoa diagnosticada com a Covid-19, a inaptidão é de sete dias e não mais de 14. O Ministério da Saúde especifica, também, que ficam inaptos para doar sangue os profissionais de saúde que não estejam usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequadamente.

Leia também

Segundo a gerente de Hemoal, hematologista Verônica Guedes, os novos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde em Nota Técnica, se baseiam em evidências científicas. “Foi considerada a literatura científica que mostra, até o momento, baixo risco de transmissão do novo coronavírus por transfusão sanguínea, não havendo nenhum caso relatado, segundo a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados”, salientou.

Vacinação

No caso da vacinação contra a Covid-19, os critérios para doação de sangue permanecem os mesmos especificados desde o início da Campanha de Vacinação, em janeiro do ano passado. No caso dos voluntários vacinados com a CoronaVac, a doação de sangue pode ocorrer 48 horas depois. Já quanto aos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.

É importante recordar, ainda segundo a gerente do Hemoal, que existem os critérios convencionais para se candidatar à doação de sangue. “O voluntário deve estar usando máscara, ter boa saúde, no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e estar portando um documento de identificação com foto. É considerado inapto o candidato que tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite”, informou Verônica Guedes.

Ela orienta que o voluntário deve comparecer alimentado ao Hemoal ou ao posto de coleta externa e, no caso de novas doações, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres de três. Com relação à doação de sangue feminina, apenas não é recomendada para as mulheres que estão em período gestacional ou para as mães que estejam amamentando.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas