Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Vírus do Coringa infecta meio milhão de celulares da Huawei

Aplicativos acima de qualquer suspeita fazem assinaturas em serviços pagos sem consentimento; nome em inglês homenageia vilão da saga de Batman

Meio milhão de celulares da Huawei foram infectados por um malware da família Joker, capaz de fazer inscrições e assinaturas em serviços premium sem o consentimento dos usuários. O nome homenageia o vilão Coringa da saga de Batman. Segundo pesquisadores de segurança digital do serviço de antivírus Dr. Web, pelo menos 538 mil usuários de Android instalaram apps contaminados.

De acordo com os analistas, esse tipo de vírus é comum na Google Play Store, mas essa foi a primeira vez que a ameaça surgiu na App Gallery, loja própria de aplicativos usada nos aparelhos Huawei. A empresa chinesa é proibida de oferecer a loja oficial do Google em seus dispositivos devido a sanções comerciais impostas pelos Estados Unidos.

Leia também

Ao todo, 10 aplicativos contaminados foram identificados pelos pesquisadores, incluindo serviços de teclado virtual, um aplicativo de câmera, um mensageiro online, uma coleção de adesivos, programas de colorir e um jogo. Oito deles foram criados por uma única empresa desenvolvedora, a Shanxi Kuailaipai Network Technology Co., e outros dois por uma segunda companhia.

A Huawei informou que os aplicativos foram removidos da App Gallery, fazendo com que novos usuários não tenham mais acesso às ameaças. No entanto, os proprietários de celulares que já baixaram os apps devem realizar a limpeza manual dos aplicativos e dos seus arquivos do sistema. Confira, a seguir, os nomes dos aplicativos infectados e as pastas que devem ser removidas do aparelho para evitar prejuízos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas