Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Ufal deverá atuar como Verificador Independente no caso da Braskem

Objetivo é garantir a celeridade nas indenizações pagas pela Braskem aos moradores dos bairros afetados

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deverá atuar como Verificador Independente no caso do afundamento nos bairros da capital alagoana afetados pelas atividades de mineração. O objetivo é garantir celeridade nas indenizações pagas pela Braskem, e a atuação será da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

Nesta segunda-feira (26), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Alagoas, anunciou que vai ajuizar ação na forma de Amicus Curiae solicitando ao Poder Judiciário a liberação e o pagamento imediato dos valores devidos pela Braskem S.A. aos moradores destes bairros.

Leia também

O Verificador Independente é a pessoa jurídica que atua para monitorar e aferir o desempenho do parceiro privado, auxiliar o poder concedente e o Poder Público na fiscalização, dentre outras atribuições sendo apta a atuar com total imparcialidade e independência frente às partes.

A empresa, controlada pela Odebrecht, assinou um acordo de R$ 2,7 bilhões para compensar moradores afetados pela atividade de mineração, sendo que a mineradora era alvo de quase R$ 40 bilhões em ações judiciais.

"Como Verificador Independente, esta Pró-Reitoria de Extensão ao lado da Fundepes teriam como missão monitorar e aferir o desempenho da Braskem S.A. rumo à efetivação e o pagamento das indenizações aos moradores afetados pelo fenômeno de subsidência, auxiliando o Poder Público na fiscalização rumo a um correto e rápido cumprimento das obrigações da empresa mineradora junto à sociedade maceioense prejudicada", afirmou o Pró-Reitor de Extensão da Ufal, prof. Dr. Clayton Santos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas