Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Suspenso há 2 dias por falta de máscara, atendimento oncológico no HU é retomado

Pacientes que ainda se sentem prejudicados pela falta do serviço podem procurar o MPF

Após dois dias suspenso por falta de máscaras, o atendimento oncológico do  Hospital Universitário (HU) Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi retomado. A informação foi confirmada ao Ministério Público Federal (MPF), nessa segunda-feira (21).

Na última quinta (17), o MPF recebeu denúncia de que os atendimentos quimioterápicos não estavam sendo realizados por falta de máscaras tipo N95 com carvão ativado, essenciais para a proteção dos enfermeiros que ministram os medicamentos oncológicos.

No mesmo dia, o órgão instaurou a Notícia de Fato nº 1.11.000.001462/2020-67 e expediu ofício ao HU para que prestasse esclarecimentos no prazo de 24 horas.

A administração do HU respondeu ao MPF, informando que "as máscaras N95 de carvão ativado para proteção química têm sido fornecidas regularmente a todos os funcionários que manuseiam medicamentos quimioterápicos no CACON-HUPAA". Porém, reconheceu que "houve suspensão dos atendimentos nos dias 16 e 17 de dezembro, retornando as atividades no dia 18".

O HU comunicou que conseguiu empréstimo de máscaras N95 com carvão ativado, no CACON da Santa Casa de Misericórdia, em quantidade suficiente para garantir o atendimento quimioterápico até a normalização do seu estoque.

O HU ressaltou por fim, em ofício ao MPF, que "o desabastecimento temporário decorreu de dificuldades na compra do referido EPI, já que a indústria priorizou a fabricação de máscaras para proteção biológica em detrimento das máscaras de proteção química, em virtude da pandemia da Covid-19".

Apesar de garantir ao MPF que os atendimentos foram normalizados, a instituição continua acompanhando os atendimentos no Hospital Universitário e informa que pacientes e/ou parentes que sejam vítimas da interrupção de atendimentos devem procurar o órgão.

Tags