Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Ministério da Justiça auxilia no monitoramento das eleições em AL com sistema de inteligência artificial

A SSP irá contar com uma central de operações para acompanhar as ocorrências em tempo real, com dados integrados em todo o Brasil

O sistema de inteligência artificial 'Cortex', do Ministério da Justiça, vai auxiliar as forças de segurança de Alagoas para gestão e monitoramento das ocorrências relacionadas ao pleito eleitoral. O sistema busca a integração em tempo real de informações de todos os órgãos de Segurança Pública do país.

Na manhã deste sábado (1º), representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica estiveram reunidos na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas, para discutir a condição operacional para a execução da Operação Eleições 2022.

Durante a reunião, os representantes dos órgãos apresentaram o planejamento para a operação e informaram como será a execução.

Na oportunidade, foi apresentado o sistema Cortex, tecnologia de inteligência artificial que usa a leitura de placas de veículos por milhares de câmeras viárias espalhadas por rodovias, pontes, túneis, ruas e avenidas país afora para rastrear alvos móveis em tempo real.

O sistema também possui acesso em poucos segundos a diversos bancos de dados com informações sigilosas e sensíveis de cidadãos e empresas, como a Rais, a Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério da Economia. A poucos cliques, oficiais podem ter acesso a dados cadastrais e trabalhistas que todas as empresas têm sobre seus funcionários, incluindo RG, CPF, endereço, dependentes, salário e cargo.

Artigos Relacionados

São acessíveis com o Cortex os bancos de dados do Denatran [Departamento Nacional de Trânsito], o Sinesp [Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública], o Depen [Departamento Penitenciário Nacional], o cadastro nacional de CPFs, o cadastro nacional de foragidos, o de boletins de ocorrência e o banco nacional de perfis genéticos, além do Alerta Brasil da Polícia Rodoviária Federal e do Sinivem, o Sistema Integrado Nacional de Identificação de Veículos em Movimento.

A reunião definiu ainda que, durante este domingo (2), a partir das 7h, a sede da SSP irá contar com uma central de operações unificada das polícias Militar, Civil e Científica, como também do Corpo de Bombeiros, para acompanhar o andamento das eleições e responder com rapidez a qualquer incidente registrado durante o pleito eleitoral.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas