Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Sonda espacial causou luz misteriosa vista por moradores de municípios alagoanos

Registro luminoso foi apontado, até, como uma nave espacial

Um fenômeno astronômico intrigou moradores de Arapiraca, Igaci e Palmeira dos Índios, em Alagoas, no início da noite dessa segunda-feira (23). A luz misteriosa, no entanto, tratou-se  de uma sonda espacial chinesa. O registro luminoso foi apontado, até, como uma nave espacial.

Segundo o coordenador do Planetário da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), Augusto Cesar, a luminosidade diferente se tratou do foguete Longa Marcha-5, lançado a partir do Centro de Lançamento de Wenchang, na província de Hainão, no Sul da China, para a Lua, por volta das 17h, com o objetivo de levar a sonda espacial Chang`e-5 para recolher material da superfície lunar, na primeira missão desse gênero desde os anos 70.

A aparição dessa luz foi decorrente da pluma de gases gerada pela queima de combustível. Por causa do reflexo do sol, provoca o efeito brilhoso.

Segundo a agência ATP, a nave deve levar dois dias para chegar à superfície e a missão vai durar cerca de 23 dias. As amostras vão chegar à Terra em meados de dezembro.

Tags