Sindilojas alerta para golpistas que tentam enganar empresários de Arapiraca

Administrador teria recebido uma notificação extrajudicial para efetuar o pagamento de R$ 188,98

Um empresário de Arapiraca denunciou ter sido vítima de uma tentativa de golpe nesta semana após ter recebido um comunicado por e-mail de que a empresa dele estava em dívida com uma entidade de classe que na verdade não existe, chamada de Associação dos Empresários de Arapiraca. Ele teria recebido uma notificação extrajudicial para efetuar o pagamento de R$ 188,98.

O Sindilojas de Arapiraca alerta os empresários para esta modalidade de gole e recomenda que se forem vítimas do crime, busca a polícia para efetuar a denúncia.

Além da entidade desconhecida, afirma o Sindilojas Arapiraca, outros indícios demonstravam que se tratava de um golpe. Eles enviam um documento que aparenta ser oficial pelo e-mail, e transmitem a informação de que a única forma de pagamento possível é por meio de pix. Segundo o Sindilojas, geralmente a forma de pagamento mais comum nesses casos é por meio de boleto com código de barras.

“Quando a pessoa foi buscar essa associação, foi informado que no momento em que abriu empresa automaticamente foi associado à entidade, e isso não existe. O associativismo é espontâneo. A empresa que decide se associar, ou não. E, mesmo que seja associado e a empresa desista ou fique inadimplente, não pode ser negativada pela entidade”, esclareceu o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta.

O Sindilojas apurou que o pix que aparece na suposta cobrança extrajudicial é direcionado a um escritório de advocacia aberto há poucos meses em Goiânia (GO), cujo CNPJ descreve atividades econômicas diversas e sem relação ao associativismo. Além disso, no site Reclame Aqui traz denúncias de golpes semelhantes - inclusive com justificativa e valor de pagamento idêntico - ocorridas em São Paulo, em favor de uma entidade desconhecida, intitulada “Associação dos Empresários de São Paulo”.