Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Sindicato diz que 'presos fugitivos serão recapturados quando cometerem outros delitos’

Em um período de quase 3 meses, 17 presos fugiram em Alagoas; 11 deles continuam foragidos

As recorrentes fugas nos presídios de Alagoas expõem a fragilidade na segurança dos locais e os desafios na busca pelos presos. Isso porque, de 17 fugitivos em um período de quase 3 meses, cinco deles foram recapturados, um morreu em confronto com a polícia e 11 seguem foragidos, uma situação que é criticada pelo Sindicato dos Policiais Penais de Alagoas.

O sindicato aponta que não há uma força-tarefa por parte da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para recapturar os presos, o que contribui para que os fugitivos continuem à solta, comprometendo a segurança do Estado.

“O sindicato não tem acesso de como andam as buscas. Os presos que estão foragidos só voltarão para os presídios quando cometerem outros delitos, pois, a procura por eles anda escassa. No máximo, o pessoal da inteligência está monitorando a situação, pois o grupo de inteligência é dedicado e eficiente, apesar das dificuldades materiais que enfrenta”, disse Vitor Leite, presidente do sindicato.

Vitor ainda chama a atenção para as fugas no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, no dia 31 de julho. Um total de 12 presos fugiu do local e apenas cinco deles foram recapturados até o momento e um morreu após troca de tiros com a força de segurança alagoana. “Até hoje não ficou claro como os presos saíram de uma sala serrando grades de ferro com lâminas de barbear. É preciso esclarecimento”, falou.

“As ocorrências no Agreste chamam atenção por causa das circunstâncias da fuga, sem falar que os presos fugitivos são faccionados, levando perigo para a sociedade”, continuou.

Inclusive, documentos obtidos pela Gazetaweb apontam uma série de falhas no Presídio do Agreste. Relatório diz que o local onde aconteceu a fuga tem iluminação deficiente e que há ambientes com câmeras sem vigilância e guaritas sem policiais.

Artigos Relacionados

Além do Presídio do Agreste, as fugas foram registradas na Penitenciária de Segurança Máxima, no Presídio Professor Cyridião Durval e no Baldomero, em Maceió. Vitor diz que o que contribui para essas ocorrências é a falta de efetivo para os policiais penais do Estado e, também, culpa as falhas na gestão da Seris.

Em nota enviada à imprensa em 4 de outubro, quando a reportagem divulgou que a segurança e estrutura das penitenciárias são colocadas em xeque, devido às fugas, a Seris informou estar trabalhando para superar as carências existentes atualmente no sistema prisional e na recaptura dos fugitivos. Confira:

A SERIS (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social) está trabalhando para superar as carências identificadas e melhorar funcionalmente o Presídio Baldomero Cavalcanti, assim como para a melhoria funcional e estrutural de todas as demais unidades do sistema prisional de Alagoas. A medida de impacto mais positivo será a entrada em operação do Presídio de Segurança Máxima III (PSM III), com capacidade para 1.008 vagas. O PSM III, já está concluído e em breve entrará em operação.

Para o PSM III será remanejado o excedente carcerário; fazendo com que Alagoas seja o primeiro estado no país a zerar totalmente qualquer déficit nesta população. O alegado problema de condições de trabalho também será sanado com a incorporação dos policiais penais aprovados no último concurso, mas, no momento, está sendo resolvido em caráter imediato com aumento de horas extras ao efetivo em atividade.

E um contingente que totaliza 270 PPs está, no momento, no Curso de Formação de Policiais Penais (CFPP), a cargo da Escola de Administração Penitenciária (EAP).A formatura da turma será no início de dezembro.

A alegação acerca dos módulos carcerários também será sanada com a entrega do novo presídio.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas