Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Sesau investiga casos de sarampo na cidade de Capela

No ano passado, 29 ocorrências foram registradas na capital e em três municípios do estado; doença havia sido erradicada no Brasil, em 2019

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está investigando o possível surgimento de novos casos de sarampo na cidade de Capela, no interior de Alagoas. Antes erradicado no Brasil, em 2019, após 20 anos, o vírus voltou a circular e ainda faz vítimas.

A Sesau deve emitir nota, ainda nesta quarta-feira (26), dando mais detalhes sobre os casos e as providências que estão sendo tomadas.

No ano passado, 29 casos da doença foram registrados em Alagoas, nos municípios de Maceió, Estrela de Alagoas, Palmeira dos Índios e Olho d'Água das Flores.

Com o retorno da doença no Brasil, o Ministério da Saúde (MS) promoveu a campanha de vacinação para pessoas entre 20 a 49 anos. Em Alagoas, a vacinação ocorreu nos 102 municípios.

A doença

O sarampo é uma doença causada por um vírus, transmitido quando alguém doente tosse, fala, espirra ou respira perto de outras pessoas. Tem sintomas similares ao de enfermidades respiratórias: febre com tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Cerca de três a cinco dias depois, podem aparecer outros sinais, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que se espalham pelo corpo. A doença pode ser mais grave em crianças menores de cinco anos e pessoas desnutridas ou com o sistema imunológico enfraquecido.

A forma eficaz de evitá-la é por meio da vacina tríplice viral, que, além do sarampo, protege contra a caxumba e a rubéola. Desde 2004, devem ser aplicadas duas doses desta vacina.