Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Sesau investiga casos de sarampo na cidade de Capela

No ano passado, 29 ocorrências foram registradas na capital e em três municípios do estado; doença havia sido erradicada no Brasil, em 2019

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está investigando o possível surgimento de novos casos de sarampo na cidade de Capela, no interior de Alagoas. Antes erradicado no Brasil, em 2019, após 20 anos, o vírus voltou a circular e ainda faz vítimas.

A Sesau deve emitir nota, ainda nesta quarta-feira (26), dando mais detalhes sobre os casos e as providências que estão sendo tomadas.

Leia também

No ano passado, 29 casos da doença foram registrados em Alagoas, nos municípios de Maceió, Estrela de Alagoas, Palmeira dos Índios e Olho d'Água das Flores.

Com o retorno da doença no Brasil, o Ministério da Saúde (MS) promoveu a campanha de vacinação para pessoas entre 20 a 49 anos. Em Alagoas, a vacinação ocorreu nos 102 municípios.

A doença

O sarampo é uma doença causada por um vírus, transmitido quando alguém doente tosse, fala, espirra ou respira perto de outras pessoas. Tem sintomas similares ao de enfermidades respiratórias: febre com tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Cerca de três a cinco dias depois, podem aparecer outros sinais, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que se espalham pelo corpo. A doença pode ser mais grave em crianças menores de cinco anos e pessoas desnutridas ou com o sistema imunológico enfraquecido.

A forma eficaz de evitá-la é por meio da vacina tríplice viral, que, além do sarampo, protege contra a caxumba e a rubéola. Desde 2004, devem ser aplicadas duas doses desta vacina.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas