Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Semarh emite alerta após aumento das chuvas em AL

Famílias que se sentirem em risco podem ligar para o 199; se o local for considerado impróprio, podem solicitar aluguel social

As chuvas que caem em Alagoas, em especial no Litoral e Zona da Mata alagoana, desde a noite dessa segunda-feira (23) se intensificaram ao longo desta terça-feira (24). Por causa disso, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) mudou o status de aviso para alerta à Defesa Civil estadual e dos municípios alagoanos.

O alerta aponta para o risco de deslizamento por causa as fortes chuvas na capital, além do Litoral e Zona da Mata. Os moradores de áreas críticas devem ficar atentos e, mesmo antes de um acidente, podem ligar para o número 199.

Leia também

De acordo com o órgão, as medidas tomadas para lidar com os deslizamentos causados são, de forma preventiva, instalar lonas nos locais de risco. Além disso, para enfrentamento, as equipes da Defesa Civil podem retirar pessoas dos lugares considerados perigosos.

Se alguma família sentir risco, os agentes operacionais também observam a necessidade de encaminhá-la para o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) para entrar num programa assistencial. É lá que poderão fazer um cadastro para receber um aluguel social caso não seja possível mais morar no local.

No Flexal de Cima, localizado no bairro de Bebedouro, houve um deslizamento também na madrugada desta terça-feira. Na ocasião, sete casos foram isoladas pela Defesa Civil sob risco elevado. Ninguém ficou ferido.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as chuvas alcancem 50 milímetros nesta terça-feira.

Segundo a Semarh, as chuvas se intensificaram na tarde desta quarta-feira (24). O aviso de alerta consiste no fato de que o solo em muitas cidades estão encharcados e por isso podem ocorrer novos deslizamentos. Uma das cidades que registraram fortes chuvas foi Paripueira, no Litoral Norte, que, de acordo com a pasta, já choveu nas últimas 24h cerca de 100 mm.

A perspectiva é que as chuvas permaneceram a cair até a próxima quinta-feira (26). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para 20 municípios alagoanos, mas o número pode aumentar, de acordo com a Semarh.

O alerta da semana passada se concentrou no oceano atlântico, mas hoje esse aumento da umidade trazida do oceano para o continente, favorece o regime de chuvas diretamente sobre o litoral e região de zona da mata", afirma o meteorologista da Semarh, Henrique Mendonça.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas